24/01/2026
Três formas de evitar cansaço no trabalho
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 21/11/2018
Costuma se sentir cansado no trabalho? Pois saiba que a ciência tem uma explicação para isso. Pesquisadores da universidade King's College London descobriram que o problema começa com a ativação, pelo sistema nervoso, do mecanismo da luta ou fuga, algo que acontece sempre que nos deparamos com situações estressantes. Nossa reação fisiológica é liberar hormônios como cortisol e adrenalina. Em contrapartida, há uma redução nos níveis de hormônios como seratonina e dopamina, com papel-chave em sensações positivas, a exemplo de prazer, humor, concentração e memória.
Resultado dessa batalha hormonal, o cansaço surge como um mecanismo de compensação, uma vez que os hormônios do estresse ajudam a bloquear a ingestão de glicose, algo que protege o cérebro de um alto grau de excitação, no entanto dificulta a permanência de sensações de felicidade e de energia para realizar as atividades do dia a dia.
Mas calma que há maneiras de combater consaço pessoal ou da sua equipe. Confirma três formas de lidar com o problema:
1. Faça pausas
Sabe aqueles escritórios modernos com espaços para recreação e descanso? Isso não é jogada de marketing. Fazer pausas e buscar atividades divertidas ao longo do expediente têm ótimo efeito no combate ao cansaço e, acredite, podem elevar a produtividade. Não por acaso muitas startups admiradas pelo que produzem contam com ambientes descontraídos de trabalho. Outra iniciativa interessante é dar aos funcionários liberdade para conversar com os gestores e ter suas queixas ouvidas, sem nenhum tipo de retaliação.
2. Seja tolerante com erros
Medo de errar inibe a criatividade e mantém a equipe em constante ansiedade. Pressionar os colaboradores de forma dura é coisa do passado que, como já se sabe, pode gerar efeitos negativos ao clima organizacional. A solução é criar condições para que erros não sejam motivo de "caça às bruxas", mas sinônimo de aprendizado para a evolução da equipe.
3. Respeite características individuais
Em toda empresa há colaboradores com personalidades muito diferentes. Claro que metas e orientações gerais são importantes, mas cabe ao gestor observar o que gera estresse em cada membro da equipe e buscar soluções de acordo com as características de cada indivíduo.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram
e Facebook !
Notícias relacionadas
MovimentaçãoGPA recebe novo pedido de assembleia para mudanças no Conselho
PesquisaEntenda quais são as melhores práticas para uma gestão de estoque eficiente
CapacitaçãoMart Minas abre programa de líderes para fomentar a sucessão
Gestão de Pessoas







