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30/05/2025
Três dicas para evitar problemas de logística no e-commerce
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 14/04/2020
As vendas online se tornaram fonte importante de receita para o varejo alimentar neste momento de isolamento social. Muitas redes do setor tiveram de ampliar às pressas suas operações de comércio eletrônico, no entanto, na maioria dos casos, a logística não estava totalmente preparada para dar conta do aumento repentino das entregas e isso é algo a ser corrigido.
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“A logística é parte fundamental da experiência do consumidor. O varejista, diante do cenário de coronavírus, precisa estar em busca de inovações nesta seara para manter clientes – ou ao menos minimizar perdas”, explica Fernando Sartori, CEO da startup de logística urbana Uello . Pensando nisso, a empresa elencou 3 dicas simples para ajudar a evitar problemas com logística durante a quarentena.
1. Preocupe-se com as pessoas
A primeira regra, não só nesse momento, é preservar a saúde de colaboradores e clientes. Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, é possível realizar as entregas sem que as pessoas se contaminem. Deve-se higienizar o ambiente de trabalho e utilizar máscaras e luvas para evitar contato direto com as mercadorias. Esterilize todo o material utilizado e mantenha os produtos em ambiente limpo. Esse é o primeiro passo para evitar a transmissão do vírus enquanto realiza a separação e envio das mercadorias.
2. Gerencie riscos e fornecedores
Entenda que o cenário de vendas, de fornecedores e transportadores está instável neste momento. Prever problemas e pensar previamente em riscos operacionais – planejamento - é a melhor forma de se adaptar à situação. Tendo isso em mente, converse com seus fornecedores e tenha planos alternativos para casos de emergência. Nem sempre o fornecedor mais barato é o mais confiável, e também não é prudente estar com toda sua operação logística dependente de um único transportador. Esteja em contato periodicamente com seus fornecedores para evitar transtornos.
3. Comunique-se com seu cliente
Seja transparente neste momento e mostre ao cliente que você se preocupa com a qualidade do serviço oferecido. O ideal é se planejar adequadamente, mas imprevistos podem acontecer. Mantenha seu cliente informado. Procure alternativas no mercado, mas estabeleça prazos e horários para as entregas que consiga cumprir. Se houver atrasos, antecipe-se e peça uma nova chance para surpreendê-lo. Resiliência e determinação, a pandemia vai passar.
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