SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como as tendências do marketing vão impactar o varejo

28/01/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Rh Gestão Carreira Liderança

Tenho dois chefes, e agora?

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 06/05/2019

A departamentalização matricial tem crescido nas empresas. Isso quer dizer que, cada vez mais, profissionais trabalham com equipes multidisciplinares e se reportam a diferentes lideranças. Quando o funcionário atua, de forma simultânea, em mais de um projeto, é comum ter de se reportar a dois chefes. Essa situação também pode acontecer em organizações de estrutura mais tradicional, porém com alguns recursos compartilhados entre as áreas. Situações assim, costumam exigir paciência e capacidade de adaptação.

[noticiasRelacionadas]

Rubens Prata, CEO da Stato , consultoria de transição de carreira, recrutamento e seleção, deixa claro que a tarefa de garantir que as coisas funcionem com essa metodologia de trabalho é da empresa. Afinal, cabe às lideranças tornar claro como será dividido o tempo de dedicação do funcionário, as métricas que serão avaliadas, o conteúdo e, inclusive, o fórum de tomada de decisão em caso de conflito de prioridades.

Apesar disso, Prata constata que, em geral, as lideranças deixam a desejar nesse trabalho prévio, o que costuma ocasionar problemas ao colaborador, que se vê obrigado a contornar esse ambiente usando o máximo de transparência, uma grande habilidade de negociação e muita paciência. Essa falta de apoio das lideranças ocasiona até mesmo sobrecarga de trabalho, uma vez que muitos profissionais evitam dizer não para não enfrentar problemas com um dos gestores aos quais se reportam.

O ideal é que a empresa resolva problemas desse tipo, mas ao profissional que passa por eventos assim, o CEO da Stato recomenda atenção especial sempre que alguém interfere em uma prioridade. Ao receber nova solicitação, vale avisar que há um trabalho prioritário em andamento. Nesse caso, deve haver diálogo entre os líderes para resolver a questão.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn  Instagram  Facebook  !

 

COMPARTILHAR
TAGS:Rh, Gestão, Carreira, Liderança
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Carrefour_fachadaGestão e negócios

Família dos fundadores do GPA analisa a venda de participação no Carrefour

ovos mantiqueira supermercadoIndústria

JBS passa a controlar 50% da Mantiqueira

Marcelo Bronze vice-presidente de marketing da DanoneGestão e negócios

Danone anuncia seu novo vice-presidente de marketing

Fábio AmorimGestão e negócios

Ex-CEO do Hortifruti Natural da Terra assume a liderança de empresa focada em retail media

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados