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06/02/2025
Tecnologia pode melhorar engajamento dos profissionais em home office
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 06/04/2020
O trabalho home office não é comum aos profissionais do varejo alimentar. Equipes de loja e retaguarda sequer têm essa possibilidade, dada a natureza das atividades que realizam. Já os colaboradores de diversas áreas com atuação no escritório iniciaram, repentinamente, o trabalho remoto desde a Covid-19 começou a se proliferar pelo País.
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Manter a produtividade e o engajamento da equipe é um desafio nesses novos tempos. "Por mais acostumado que seu colaborador esteja com a tecnologia, a rotina muda drasticamente quando você se vê em casa todos os dias. Além de dar conta do trabalho, há também o cuidado com as obrigações diárias: com mais tempo em casa, os gastos com alimentação aumentam, é preciso se planejar para não estourar a conta de energia elétrica e, diferentemente do ambiente organizacional, em casa, você é o responsável pela limpeza. Tudo isso requer uma mudança de pensamento e um período de adaptação para todos", analisa Wanderson Leite, fundador das empresas ProAtiva , app de treinamentos corporativos digitais, ASAS VR, startup que leva realidade virtual para as empresas e escolas; e Prospecta Obras, plataforma de relacionamento do segmento de construção civil.
Atenção à comunicação
O empreendedor destaca algumas atitudes como essenciais para manter e até elevar produtividade e engajamento das equipes com atuação remota. "Uma das principais é a comunicação, que deve permear toda a hierarquia da empresa, do CEO ao estagiário. Todos precisam saber o quanto são importantes e o que é esperado dele no dia a dia. Reuniões matinais são importantes, mas, se não for possível, um e-mail amigável listando as pendências também pode ajudar. Estamos em um momento em que todos precisam se ajudar e o conceito de cobrança, pura e simples, já caiu por terra: é preciso valorizar e motivar a equipe, ainda mais quando há tanto a mais para se preocupar do que as tarefas do trabalho", destaca Wanderson Leite.
Ele lembra que as ideias precisam ser claras e o emissor deve garantir que todos as absorveram corretamente. "Quando se trabalha à distância, não há tempo para dúvidas. Interrupções e questionamentos podem prejudicar o andamento dos processos. Todos precisam estar atualizados, afinal, a forma de se relacionar com os clientes mudou, a abordagem também deve ser diferente e as exigências com certeza também subiram de nível", argumenta.
Gamificação é alternativa
Uma alternativa às reuniões e treinamentos online, por ferramentas como Skype, Zoom e Google Hangouts, são os aplicativos com técnicas de gamificação. "Esses apps partem do princípio de que a interatividade contribui para o aprendizado – não à toa, essa estratégia já é adotada por diversas escolas de inglês, em que o aluno escolhe o melhor horário para estudar e o ritmo de aprendizado. Do outro lado, os professores têm acesso aos conteúdos que o estudante já acessou, qual foi seu desempenho nas atividades e onde está sua maior dificuldade", destaca Wanderson Leite.
Segundo ele, aplicativos como a ProAtiva permitem criar cursos dinâmicos e treinamentos em que a equipe pode interagir, deixar suas dúvidas e responder às avaliações. Equipes de vendas, por exemplo, podem organizar rankings de produtividade, em que o colaborador com mais dificuldade pode ser auxiliado, da mesma forma que o gestor faria pessoalmente.
Outro recurso da plataforma é o de meditação. "A ansiedade é um sentimento comum a todos neste momento de tanta imprevisibilidade", justifica o empreendedor, que considera importante reservar um tempo para investir em técnicas de relaxamento, que permitirão ampliar o foco e a concentração.
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