14/01/2025
Super Adega implementa tecnologia para facilitar o processo nos caixas
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 23/10/2023
Foto: Divulgação
O Super Adega , um atacarejo com cinco lojas em Brasília, estava diante de um desafio: otimizar a eficiência operacional e reduzir erros no processo de frente de caixa, impactando diretamente as filas.
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Segundo Kennedy Oliveira, gerente de Prevenção de Perdas da rede, um dos maiores problemas era, por exemplo, passar um pack de cerveja e só uma lata ser contabilizada. Além disso, quando um erro era detectado, a atendente demorava alguns minutos para conseguir cancelar a operação.
“Tínhamos também aquele cartão do fiscal para cancelamentos que muitas vezes era compartilhado com o operador e não dava para auditar se o movimento havia sido realizado corretamente”, comenta Oliveira.
Por isso, e para que pudessem atuar em tempo real diretamente nas lojas antes que as perdas acontecessem, optaram pelo EASiCash, uma tecnologia com fiscalização remota, fornecida pela Inwave , empresa franco-brasileira desenvolvedora de soluções em tecnologia para o varejo. E em pouco tempo a aplicação trouxe resultados.
Para se ter uma ideia, houve uma redução no tempo necessário para cancelar um item no checkout. O que antes levava cerca de cinco minutos passou para 30 a 40 segundos. Oliveira ainda mencionou casos em que produtos eram registrados com preços incorretos, e a tecnologia auxiliou na identificação e correção desses erros, reduzindo em 98% as ocorrências nos processos de validação dos fiscais de caixa (multiplicação, cancelamento de cupom, cancelamento de item etc.).
“Outro dia um cliente passou uma peça de carne, mas estava com o preço do pão. Assim o fiscal de prevenção foi detectar o que tinha ocorrido e percebeu que quem pesou, passou na balança de pães e esqueceu de mudar o código. Se tivéssemos apenas cancelado o produto, o erro poderia ocorrer mais vezes”, relembra Oliveira.
A consequente redução de filas também foi um ganho significativo para a empresa, tornando os clientes mais satisfeitos e melhorando o ambiente de trabalho eliminando a necessidade de buscar carrinhos adicionais no estacionamento, mesmo em dias movimentados.
“Imagina que em média, temos 1,5 mil atendimentos por dia, e nos fins de semana cheios, chegam a 4,5 mil atendimentos. Com a operação anterior, de validação com os fiscais presencialmente na loja, ficavam filas no caixa e muitas vezes, tínhamos de correr no estacionamento para buscar mais carrinhos para quem chegava. Hoje isso não ocorre e podemos fazer o trabalho de forma mais tranquila, tanto em relação aos erros quanto em relação à auditoria” conta Oliveira.
Adriano Sambugaro, diretor de Marketing e Vendas da Inwave, explica que por permitir a supervisão remota, o EASiCash agiliza as operações que precisavam da presença física de um fiscal no caixa.
Foto: Divulgação
“Além do monitoramento das operações, o EASiCash possibilita a supervisão remota, pela qual diversas operações podem ser realizadas em segundos a partir de uma Central, ou, como o Super Adega implementou brilhantemente, o uso do fiscal de prevenção de perdas para as validações de frente de caixa, além da monitoração das operações”, comenta Sambugaro.
Segundo a empresa de tecnologia, o EASiCash é o primeiro sistema web de monitoramento de frente de caixa com armazenamento em nuvem, permitindo acesso rápido e facilitado via internet em qualquer lugar do mundo.
Por meio dessa aplicação, os gestores têm a possibilidade de acessar clipes das exceções e vídeos completos dos cupons em tempo real, bem como a pesquisa detalhada com vários filtros, desde informações de produto, valor do item e valor do cupom até o valor da operação e etc. “Tudo isso, torna a auditoria mais eficiente e ágil possibilitando que os problemas sejam sanados com o conhecimento de suas causas” afirmam representantes da empresa.
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