SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

SA+ Trade Trade Marketing Papo de Trade

Somente 4 em cada 10 varejistas possuem conhecimento sobre o shopper e usam isso na prática

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 19/02/2024


Foto: Divulgação

No Brasil cerca de R$ 12 bilhões foram perdidos por meio de ofertas desnecessárias ou equivocadas. Isso se deu principalmente devido à falta de entendimento sobre os clientes. De forma semelhante, dados levantados pela  Connect Shopper apontam que menos de quatro em cada 10 varejistas possuem conhecimento verdadeiro de seu próprio consumidor e usam isso na prática. Além disso, o levantamento indica que menos de 25% das indústrias possuem estudos de árvores de decisão e categorias para criar estratégias mais direcionadas.
 
Os dados demonstram a lacuna e consequente oportunidade de crescimento que varejistas e a indústria possuem à sua frente. Para Fátima Merlin, CEO da Connect Shopper, os levantamentos ainda demonstram que apesar de muito comentado ainda há pouca prática em estratégias que coloquem o shopper nos centros das decisões

Em relação às expectativas para o varejo e a indústria no cenário de trade marketing, Fátima resume três palavras que precisam ser incorporadas nos desenvolvimentos e execuções: relevância, eficiência e produtividade 

“A minha expectativa para este ano está na melhora da experiência do cliente por meio da personalização e direcionamento de ações cada vez mais segmentadas para aumentar a conversão e retenção usando dados efetivos na tomada de decisões”, conta a CEO. 

Rubens Sant'anna Neto, professor e referência em trade marketing nacionalmente, concorda e conta que o trade está cada vez mais relevante. “Entretanto, no varejo ele ainda está muito distorcido. Trade não é merchandising nem venda de espaço”.

Tania Zahar Miné, CEO do Trade Design Consult  destaca três tendências para a área. “O primeiro é criar uma inteligência de informação para conhecer o shopper, as categorias e os canais, seja o varejo ou distribuidor; a segunda é focar na experiência, e a terceira seria a tecnologia, capaz de automatizar os processos”.

Os especialistas ainda destacaram alguns dos principais desafios do trade atualmente e a necessidade dos profissionais da área sempre se atualizarem. “Temos o tático operacional que é saber se posicionar e entender como a estrutura de trade se acopla dentro da organização e interage com um espaço verdadeiro, e temos a transformação digital, pois nas últimas décadas o trade tem migrado cada vez mais para os canais online”, conta Sant’anna. 

Tania destaca sortimento, execução e planejamento de ações omnichannel como grandes desafios.

Para ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+Trade nos siga nas redes sociais:  LinkedIn,  Instagram  Facebook   

COMPARTILHAR
TAGS:SA+ Trade, Trade Marketing, Papo de Trade
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe StockExperiência do Shopper

A era da cocriação: mais do que nunca, o cliente é o protagonista das estratégias de trade

Adobe StockGeração Z

Veja como as estratégias de trade marketing são impactadas pela Geração Z

Supermercado corredor congelados IA Adobe StockEstratégia

Confira 5 indicadores de trade marketing que podem potencializar a inteligência competitiva do seu negócio

Vendas no varejo alimentar aumentam 1,7% em outubroAções estratégicas

Triple Win: a estratégia que transforma Trade Marketing em resultado real

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados