SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nova empresa de retail media já está em 14 redes varejistas com 700 telas e foco no uso estratégico de dados

15/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Aravita FLV Hortifrúti Perdas Desperdício Tecnologia

Solução reduz o desperdício no FLV

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 07/12/2023


Foto: Divulgação

Em 2022, o setor de FLV teve um aumento de 44% em valor de vendas, movimentando mais de R$ 19,2 bilhões. Entretanto, essa é uma das categorias com o maior índice de desperdício – cerca de 45%. Os dados são da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), e dentre alguns dos fatores que impulsionam esse percentual está a maturação rápida, principalmente em dias de calor. Por isso, é importante entender como se prevenir.

[noticiasRelacionadas]

Atualmente, 58% dos consumidores buscam prioritariamente por esses itens nos supermercados, e a categoria é um dos principais fatores que contribuem com a fidelização, segundo a Nielsen Consultoria. Pensando nisso, muitas redes buscam por soluções tecnológicas para obter os melhores resultados.

A Aravita , por exemplo, é uma startup nacional que utiliza Inteligência Artificial e machine learning para reduzir o desperdício ocasionado pelo excesso de estoque e a perda de vendas devido à falta de produtos nas gôndolas, algo que impacta diretamente a rentabilidade dos varejistas.

“Nossa solução otimiza pedidos, recomendando quantidades ideais de compra para cada SKU e loja. Buscamos entregar o ‘pedido perfeito’. A produtividade também é melhorada, pois permite que os colaboradores se concentrem em desenvolver oportunidades, aprimorar operações e o atendimento ao cliente”, conta Marco Perlman, CEO e cofundador da Aravita. 

Segundo o CEO, o diferencial da ferramenta é o foco nas características específicas do setor de FLV. As condições climáticas e sazonais, por exemplo, impactam diretamente a demanda, qualidade e disponibilidade dos produtos, algo que a tecnologia avalia por meio de seus três pilares: previsão de demanda (p.ex. preço e da atratividade dos produtos), de gestão preditiva de estoque (p.ex. peso, tamanho e durabilidade) e de abastecimento (p.ex. origem, condições de armazenagem e transporte).  “Nossos modelos não projetam apenas as vendas, mas também a evolução dos estoques e os diferentes cenários de abastecimento”, ressalta o empresário. 

Perlman ainda conta que além das variáveis de clima, a solução da Aravita concilia informações internas da rede varejista, – como histórico de vendas, planograma, planejamento de promoções – com diversas variáveis externas como datas comemorativas, indicadores macroeconômicos, preços da concorrência, entre outras , tudo isso aplicado a cada loja e cada categoria de produto.  

O executivo ainda destaca a importância dos colaboradores nos supermercados, para potencializar ainda mais os resultados. “Não abrimos mão de incorporar a realidade da loja e das pessoas que lá trabalham, fundamentais para a avaliação quantitativa e, principalmente, qualitativa dos elementos que influenciam as vendas e a durabilidade dos alimentos frescos”.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn,   Instagram  e   Facebook       

COMPARTILHAR
TAGS:Aravita, FLV, Hortifrúti, Perdas, Desperdício, Tecnologia, Inteligência Artificial
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Natural da TerraVarejo Alimentar

Hortifruti Natural da Terra cresce 112% na venda de sorvetes

Oba Hortifruti reorganiza quadro de diretoresGestão e negócios

Oba Hortifruti reorganiza quadro de diretores

Entenda como as tendências do marketing vão impactar o varejoGrupo Heineken

Entenda como as tendências do marketing vão impactar o varejo

E-commercePesquisa

Hiperpersonalização e IA influenciam 6 a cada 10 decisões de compras

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados