14/07/2025
Solução reduz o desperdício no FLV
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 07/12/2023
Foto: Divulgação
Em 2022, o setor de FLV teve um aumento de 44% em valor de vendas, movimentando mais de R$ 19,2 bilhões. Entretanto, essa é uma das categorias com o maior índice de desperdício – cerca de 45%. Os dados são da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), e dentre alguns dos fatores que impulsionam esse percentual está a maturação rápida, principalmente em dias de calor. Por isso, é importante entender como se prevenir.
[noticiasRelacionadas]
Atualmente, 58% dos consumidores buscam prioritariamente por esses itens nos supermercados, e a categoria é um dos principais fatores que contribuem com a fidelização, segundo a Nielsen Consultoria. Pensando nisso, muitas redes buscam por soluções tecnológicas para obter os melhores resultados.
A Aravita , por exemplo, é uma startup nacional que utiliza Inteligência Artificial e machine learning para reduzir o desperdício ocasionado pelo excesso de estoque e a perda de vendas devido à falta de produtos nas gôndolas, algo que impacta diretamente a rentabilidade dos varejistas.
“Nossa solução otimiza pedidos, recomendando quantidades ideais de compra para cada SKU e loja. Buscamos entregar o ‘pedido perfeito’. A produtividade também é melhorada, pois permite que os colaboradores se concentrem em desenvolver oportunidades, aprimorar operações e o atendimento ao cliente”, conta Marco Perlman, CEO e cofundador da Aravita.
Segundo o CEO, o diferencial da ferramenta é o foco nas características específicas do setor de FLV. As condições climáticas e sazonais, por exemplo, impactam diretamente a demanda, qualidade e disponibilidade dos produtos, algo que a tecnologia avalia por meio de seus três pilares: previsão de demanda (p.ex. preço e da atratividade dos produtos), de gestão preditiva de estoque (p.ex. peso, tamanho e durabilidade) e de abastecimento (p.ex. origem, condições de armazenagem e transporte). “Nossos modelos não projetam apenas as vendas, mas também a evolução dos estoques e os diferentes cenários de abastecimento”, ressalta o empresário.
Perlman ainda conta que além das variáveis de clima, a solução da Aravita concilia informações internas da rede varejista, – como histórico de vendas, planograma, planejamento de promoções – com diversas variáveis externas como datas comemorativas, indicadores macroeconômicos, preços da concorrência, entre outras , tudo isso aplicado a cada loja e cada categoria de produto.
O executivo ainda destaca a importância dos colaboradores nos supermercados, para potencializar ainda mais os resultados. “Não abrimos mão de incorporar a realidade da loja e das pessoas que lá trabalham, fundamentais para a avaliação quantitativa e, principalmente, qualitativa dos elementos que influenciam as vendas e a durabilidade dos alimentos frescos”.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook
Notícias relacionadas

Estudo aponta baixa maturidade no uso de IA para desenvolvimento de talentos

Varejo aposta em inteligência artificial para mapear comportamento de consumidores

Grupo Pereira desenvolve ferramenta própria de IA generativa com base no ChatGPT
