ÚLTIMAS NOTÍCIAS
09/07/2025
Solução de inteligência artificial reduz em 10% prejuízos com ruptura
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 04/02/2019
Uma solução que utiliza inteligência artificial tem ajudado os varejistas a reduzir, em média, 10% as perdas com ruptura e 30% os prejuízos com estoque parado. Desenvolvida pela startup James Tip , do Rio Grande do Sul, a ferramenta é alimentada com dados de compra e venda – dos últimos 24 meses, pelo menos – e indica a demanda dos produtos.
[noticiasRelacionadas]
Para isso, classifica os diferentes produtos em seis tipos. São eles: lucrativos e que atraem clientes; alta procura mas baixa rentabilidade; rentáveis porém com pouca demanda; de venda regular; pouca procura e baixa rentabilidade e, por fim, os que dão prejuízo.
De acordo com a startup, a ferramenta consegue realizar mais de 2,2 bilhões de cálculos por segundo. Por conta disso, é capaz de indicar ações preditivas para o varejista e apontar quanto deverá ser comprado de cada produto de maneira que, ao mesmo tempo, não haja excesso em estoque ou ruptura. Ao realizar essa equalização, é possível negociar bem com os fornecedores e melhorar o fluxo de caixa, entre outros benefícios.
Cliente da James Tip, a varejista Ferragens Thony adotou a solução com bons resultados. Diminuiu em 51% as perdas com ruptura no primeiro bimestre de 2018, contra o quinto bimestre de 2017, e em 68% na comparação com o sexto bimestre de 2017. Já os níveis de estoque caíram 5,1% após a implementação da tecnologia.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram
e Facebook !
Notícias relacionadas

Estudo aponta baixa maturidade no uso de IA para desenvolvimento de talentos

Varejo aposta em inteligência artificial para mapear comportamento de consumidores

Grupo Pereira desenvolve ferramenta própria de IA generativa com base no ChatGPT
