Site da sua empresa está protegido ou vulnerável?
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 09/08/2018
Mais de 40% dos sites brasileiros não podem ser considerados seguros, constatou um mapeamento da internet realizado pela BigData Corp. a pedido do Serasa Experian. Isso significa que um total de 7,2 milhões de endereços brasileiros na web não possuem o certificado de segurança SSL (Secure Socket Layer), que promove uma conexão segura utilizando a criptografia entre o servidor e os dados trafegados.
Quem mantém um site vulnerável está sujeito a roubo de dados, assim como as pessoas que efetuam transações nessas páginas. O dado é alarmante, uma vez que a média mundial é de apenas 8,57% de sites desprotegidos. Mas uma notícia alentadora é que o cenário melhorou nos últimos dois anos: em 2016 o percentual de sites sem proteção no Brasil era superior a 62%.
Além dos riscos à segurança, sites sem a certificação SSL também perdem relevância no principal buscador da internet. Além de expor a informação de que o site não é seguro, o Google tem deixado de posicionar endereços nessa situação nas primeiras páginas da busca.
Um a cada cindo e-commerces estão desprotegidos
Os sites de e-commerce apresentam alto percentual de proteção em relação a outras páginas. No entanto, por serem ambientes em que acontecem transações bancárias, o percentual de 21,23% de sites inseguros é considerado alto. Vale lembrar que uma prática muito utilizada pelos golpistas no ambiente online inseguro é a de phishing, na qual os criminosos copiam informações trocadas durante uma transação. Dados pessoais roubados podem ser utilizados, por exemplo, em fraudes de identidade, que acontecem quando dados pessoais de um consumidor são usados por terceiros para firmar negócios sob falsidade ideológica ou obter crédito cujo pagamento não será honrado pelos golpistas.
Para comprovar se o site é seguro, basta verificar se há cadeado na barra de endereço ou se hpa um "s" após o http. A BigData Corp. captura e processa, continuamente, dados obtidos a partir de mais de 21 milhões de sites brasileiros. Na elaboraração dessa pesquisa, a empresa trabalhou com resultados obtidos em junho de 2018.