SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Saudabilidade, promoções e proximidade moldam as escolhas dos consumidores

04/06/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Scanntech Excelsior Alimentos Scan View Inteligência de Dados

Scanntech criou um bom problema para a Excelsior Alimentos

POR SA+ Branded Content

Conteúdo Patrocinado por Scanntech

EM 07/03/2023

PRODUZIDO POR SA CONTENT

Fabricante de alimentos resfriados e congelados, a Excelsior passou, meses atrás, por um situação inédita em seus 130 anos de história. Uma ação promocional realizada com base na leitura de dados da plataforma Scann View, da  Scanntech , impulsionou tanto o sell-in e o sell-out de uma categoria estratégica que os estoques chegaram a se esgotar por um período.

"Estávamos bem-abastecidos do produto, mas as vendas aumentaram tanto e de forma tão rápida que tivemos um bom problema para resolver", conta Grasiela Dias, Coordenadora de Customer Service da Excelsior Alimentos (foto).   

A leitura assertiva dos dados é um dos pilares da estratégia da empresa de estar cada vez mais próxima do varejo, gerando resultados conjuntos. Ao escolher a Scanntech como parceira, a Excelsior dispõe da melhor e mais completa ferramenta de inteligência do mercado, que permite ao varejo e à indústria identificar e executar suas principais oportunidades por loja e SKU. As informações aparecem atualizadas, organizadas em dashboards de rápida e fácil visualização para análise de aspectos como preço, mix e distribuição, o que permite impulsionar diretamente os resultados, transformando as orientações em ações práticas.

E por falar em resultados, eles não poderiam ser melhores. "Uma das grandes sacadas de usar bem os dados da Scanntech, em tempo real, é entender a fundo os detalhes de consumo/giro das categorias", afirma Grasiela Dias, Coordenadora de Customer Service da Excelsior Alimentos. Ela conta que, com base na análise dos dados, a empresa conseguiu ampliar em 10% a distribuição ao varejo daquela categoria de produto estratégica cujos estoques chegaram a se esgotar por um tempo.

Trabalhar com as melhores e mais detalhadas informações têm ajudado a Excelsior a definir ações ganha-ganha, verdadeiramente capazes de gerar resultados em conjunto com as redes varejistas. "Nossa relação com o varejo melhorou porque os dados permitem gerar maior confiança. Agora estamos mais próximos, com um portfólio maior e mais relevante para as redes", destaca Grasiela. Como consequência desse trabalho, as vendas aumentaram 40% e o share da Excelsior nessa categoria avançou nada menos do que 8,4 pontos percentuais, na comparação entre outubro de 2022 com o mesmo mês do ano anterior.

O problema pontual de ruptura logo foi resolvido envolvendo diversos setores da empresa, entre os quais a área de planejamento, produção e supply chain. Sempre com informações da Scanntech para pautar as decisões, afinal os dados mostram, de maneira atualizada, todas as oportunidades que estão na mesa e indicam o que precisa ser feito para aproveitá-las. "Isso é fundamental porque, para gerar valor, nosso nível de serviço precisa acompanhar as necessidades do varejo, que passou a comprar mais. Temos que entregar no prazo para que, ao chegar na loja, o consumidor encontre nossos produtos sem ruptura e precificados corretamente", destaca Grasiela. 

A Excelsior Alimentos já utiliza a ferramenta Scann View em 70% das categorias de produto com as quais atua.

COMPARTILHAR
TAGS:Scanntech, Excelsior Alimentos, Scan View, Inteligência de Dados
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Gôndola supermercado iogurte laticíniosConsumo

Saudabilidade, promoções e proximidade moldam as escolhas dos consumidores

ambevIndústria

Ambev realiza 2ª edição de evento para compartilhar dados sobre o mercado

IA no varejo alimentarInteligência Artificial

Uso de IA gera oportunidades para o varejo alimentar

Adobe Stock Gôndola supermercadoConsumo

Gôndolas de supermercados terão mudanças nos rótulos de compostos e bebidas lácteas

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados