04/06/2025
Scanntech criou um bom problema para a Excelsior Alimentos
POR SA+ Branded Content
Conteúdo Patrocinado por Scanntech
EM 07/03/2023
PRODUZIDO POR SA CONTENT
Fabricante de alimentos resfriados e congelados, a Excelsior passou, meses atrás, por um situação inédita em seus 130 anos de história. Uma ação promocional realizada com base na leitura de dados da plataforma Scann View, da Scanntech , impulsionou tanto o sell-in e o sell-out de uma categoria estratégica que os estoques chegaram a se esgotar por um período.
"Estávamos bem-abastecidos do produto, mas as vendas aumentaram tanto e de forma tão rápida que tivemos um bom problema para resolver", conta Grasiela Dias, Coordenadora de Customer Service da Excelsior Alimentos (foto).
A leitura assertiva dos dados é um dos pilares da estratégia da empresa de estar cada vez mais próxima do varejo, gerando resultados conjuntos. Ao escolher a Scanntech como parceira, a Excelsior dispõe da melhor e mais completa ferramenta de inteligência do mercado, que permite ao varejo e à indústria identificar e executar suas principais oportunidades por loja e SKU. As informações aparecem atualizadas, organizadas em dashboards de rápida e fácil visualização para análise de aspectos como preço, mix e distribuição, o que permite impulsionar diretamente os resultados, transformando as orientações em ações práticas.
E por falar em resultados, eles não poderiam ser melhores. "Uma das grandes sacadas de usar bem os dados da Scanntech, em tempo real, é entender a fundo os detalhes de consumo/giro das categorias", afirma Grasiela Dias, Coordenadora de Customer Service da Excelsior Alimentos. Ela conta que, com base na análise dos dados, a empresa conseguiu ampliar em 10% a distribuição ao varejo daquela categoria de produto estratégica cujos estoques chegaram a se esgotar por um tempo.
Trabalhar com as melhores e mais detalhadas informações têm ajudado a Excelsior a definir ações ganha-ganha, verdadeiramente capazes de gerar resultados em conjunto com as redes varejistas. "Nossa relação com o varejo melhorou porque os dados permitem gerar maior confiança. Agora estamos mais próximos, com um portfólio maior e mais relevante para as redes", destaca Grasiela. Como consequência desse trabalho, as vendas aumentaram 40% e o share da Excelsior nessa categoria avançou nada menos do que 8,4 pontos percentuais, na comparação entre outubro de 2022 com o mesmo mês do ano anterior.
O problema pontual de ruptura logo foi resolvido envolvendo diversos setores da empresa, entre os quais a área de planejamento, produção e supply chain. Sempre com informações da Scanntech para pautar as decisões, afinal os dados mostram, de maneira atualizada, todas as oportunidades que estão na mesa e indicam o que precisa ser feito para aproveitá-las. "Isso é fundamental porque, para gerar valor, nosso nível de serviço precisa acompanhar as necessidades do varejo, que passou a comprar mais. Temos que entregar no prazo para que, ao chegar na loja, o consumidor encontre nossos produtos sem ruptura e precificados corretamente", destaca Grasiela.
A Excelsior Alimentos já utiliza a ferramenta Scann View em 70% das categorias de produto com as quais atua.
Notícias relacionadas

Saudabilidade, promoções e proximidade moldam as escolhas dos consumidores

Ambev realiza 2ª edição de evento para compartilhar dados sobre o mercado

Uso de IA gera oportunidades para o varejo alimentar
