Saiba quais são os desafios do varejo este ano

Avaliação:

(0 Avaliações)

Reportagem SA+ -

Prateleira infinita e experiências imersivas estão entre eles

Foto: Divulgação

O varejo brasileiro vem crescendo exponencialmente, em especial o mercado de e-commerce. Segundo levantamento da "Latin America 2022", da Retail X (Reino Unido) - baseado em dados do e-commerce nos países da América Latina – o comércio eletrônico brasileiro cresceu US$ 8,1 bilhões em 2022 ante 2021.

“Com o processo de transformação digital, o desafio das empresas tem sido promover mudanças internas, visando a melhoria dos processos logísticos focados na fidelização e otimização da experiência dos usuários, pois o valor das lojas físicas, sempre foi garantir a melhor experiência para o consumidor, isso sempre teve relação com qualidade do atendimento, organização da loja, mix de produtos, estratégias promocionais”, explica o diretor de Estratégia da 80 20 Marketing e especialista em negócios digitais no Metaverso, Kenneth Corrêa.

Relatório da We Are Use, divulgado em janeiro deste ano, mostrou o Brasil é o segundo país que mais fica conectado em todo o mundo - 9 horas e 32 minutos - atrás apenas da África do Sul. 

Por isso, é importante que o varejo esteja atento às novas necessidades desse público, que está cada vez mais exigente. “Com os consumidores cada vez mais digitalizados, fazendo uso de novos dispositivos e passando cada vez mais tempo em realidades alternativas e imersivas como games, metaverso e redes sociais, por exemplo, é importante que o varejo também esteja presente nestes espaços, caso contrário perderá clientes”, ressalta Kenneth.

Considerando que, até 2026, 25% das pessoas passarão pelo menos uma hora por dia no metaverso para trabalho, compras, educação, social e/ou entretenimento, conforme destaca o relatório da empresa de consultoria em tecnologia, Gartner, é imprescindível que as empresas entendam melhor o mundo do XR/AR/VR (realidades mista, aumentada e imersiva).

“É extremamente importante que as empresas busquem melhorar a visualização e interação de seus produtos 3D dentro do aplicativo da loja, seja criando espaços instagramáveis para que o consumidor produza conteúdo, ou até mesmo permitir novas experiências como a implantação de hologramas em produtos de prateleira, que estão mais acessíveis hoje em dia”, explica o especialista em metaverso.

As prateleiras infinitas também serão uma grande tendência do e-commerce, portanto, a empresa que explorar melhor este conceito terá grande vantagem competitiva. “A ideia é que o cliente comece visitando a loja física, mas com uso de óculos de realidade virtual, ou QR codes com realidade aumentada, consiga acessar um catálogo muito maior de produtos, vivendo assim uma experiência imersiva”, conclui Kenneth.

De uma forma geral, o que podemos observar é que as tendências do varejo estão centradas na experiência de compra, onde proporcionar uma experiência imersiva é o grande diferencial e principal desafio.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:  LinkedIn Instagram  Facebook 

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade