Consumidores da América Latina estão visitando 20% mais canaisSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Parceria entre Nestlé e Brasil Cacau vai do clássico à Geração Z

15/04/2025

NEWSLETTER

Consumidores da América Latina estão visitando 20% mais canaisSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Kantar Pesquisa América Latina

Consumidores da América Latina estão visitando 20% mais canais

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 27/08/2024

Adobe Stock - mulher biscoitos

Foto: Adobe Stock


Cada vez mais consumidores latino-americanos estão visitando diversos pontos de vendas para compor suas compras. Para se ter uma ideia, em relação a quatro anos atrás houve um aumento de 20% nos canais utilizados. Contudo, a fidelidade, especialmente em relação às lojas com o melhor custo-benefício, também cresceu.


Em relação aos gastos dos compradores, o e-commerce, lojas de conveniência e lojas de descontos são os líderes desse crescimento, com aumento de 44%, 32% e 26%, respectivamente, em relação ao ano anterior. Enquanto isso, o canal tradicional é o que menos se beneficia, com alta de 11%. Ainda assim, ele continua sendo o mais visitado na América Latina (32,5%).


Os dados pertencem ao levantamento “Consumer Insights Q2 2024”, produzido pela Kantar, demonstram que as compras estão maiores e menos frequentes. Em média, as compras em lojas de bairro contemplam 4,7 unidades por viagem, enquanto as lojas de descontos apresentam 8,7 e podem chegar até às 18,6 unidades dos atacarejos.

“Para as marcas, sabemos que a penetração continua a ser a principal fonte de crescimento, mas a consolidação da omnicanalidade também impulsiona o papel da frequência. Se as famílias já visitaram todos os canais e se expuseram às opções disponíveis, isso passa a pesar na decisão: quantas vezes escolhem cada um, bem como se encontram ou não os produtos de forma adequada no ponto de venda”, comenta Marcela Botana, diretora de desenvolvimento de mercado da América Latina na Kantar.

Nesse sentido, a expansão de marcas próprias também tem marcado o consumo na região. Com relação direta no aumento de fidelização, embora elas tenham representado apenas 6% do total de unidades vendidas no segundo trimestre de 2024, elas contribuíram com 36% de crescimento no volume do período.


Dentre as categorias que têm ganhado mais volume estão os cuidados pessoais, limpeza doméstica, alimentação, e bebidas, com 76%.


O maior crescimento dos últimos sete anos


De modo geral, a América Latina se encontra na fase de crescimento contínuo mais estável para a indústria de bens massivos desde 2017. Prova disso é que a região completou oito trimestres consecutivos de expansão no consumo. A metade de 2024 acumulou um crescimento sólido de 2,5% em termos de volume.


Fatores como redução da inflação e do desemprego tem influenciado positivamente o poder de compra. Isso se traduz em carrinhos maiores, ampliando as chances para marcas e categorias serem escolhidas.

COMPARTILHAR
TAGS:Kantar, Pesquisa, América Latina
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe Stock - Loja de proximidadePesquisa

Cerca de 25% das lojas de bairro não recebem visitas da indústria

Vinhos - TradePesquisa

Atacarejos regionais são destaque na cesta de inverno

Adobe StockPesquisa

Hiper e supermercados representam mais de 56% das vendas do varejo

Cafés na prateleira de um supermercadoPesquisa

Efeito Páscoa traz queda de 4,6% nas vendas em volume do varejo alimentar em março

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados