Consumidores da América Latina estão visitando 20% mais canais
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 27/08/2024
Foto: Adobe Stock
Cada vez mais consumidores latino-americanos estão visitando diversos pontos de vendas para compor suas compras. Para se ter uma ideia, em relação a quatro anos atrás houve um aumento de 20% nos canais utilizados. Contudo, a fidelidade, especialmente em relação às lojas com o melhor custo-benefício, também cresceu.
Em relação aos gastos dos compradores, o e-commerce, lojas de conveniência e lojas de descontos são os líderes desse crescimento, com aumento de 44%, 32% e 26%, respectivamente, em relação ao ano anterior. Enquanto isso, o canal tradicional é o que menos se beneficia, com alta de 11%. Ainda assim, ele continua sendo o mais visitado na América Latina (32,5%).
Os dados pertencem ao levantamento “Consumer Insights Q2 2024”, produzido pela Kantar, demonstram que as compras estão maiores e menos frequentes. Em média, as compras em lojas de bairro contemplam 4,7 unidades por viagem, enquanto as lojas de descontos apresentam 8,7 e podem chegar até às 18,6 unidades dos atacarejos.
“Para as marcas, sabemos que a penetração continua a ser a principal fonte de crescimento, mas a consolidação da omnicanalidade também impulsiona o papel da frequência. Se as famílias já visitaram todos os canais e se expuseram às opções disponíveis, isso passa a pesar na decisão: quantas vezes escolhem cada um, bem como se encontram ou não os produtos de forma adequada no ponto de venda”, comenta Marcela Botana, diretora de desenvolvimento de mercado da América Latina na Kantar.
Nesse sentido, a expansão de marcas próprias também tem marcado o consumo na região. Com relação direta no aumento de fidelização, embora elas tenham representado apenas 6% do total de unidades vendidas no segundo trimestre de 2024, elas contribuíram com 36% de crescimento no volume do período.
Dentre as categorias que têm ganhado mais volume estão os cuidados pessoais, limpeza doméstica, alimentação, e bebidas, com 76%.
O maior crescimento dos últimos sete anos
De modo geral, a América Latina se encontra na fase de crescimento contínuo mais estável para a indústria de bens massivos desde 2017. Prova disso é que a região completou oito trimestres consecutivos de expansão no consumo. A metade de 2024 acumulou um crescimento sólido de 2,5% em termos de volume.
Fatores como redução da inflação e do desemprego tem influenciado positivamente o poder de compra. Isso se traduz em carrinhos maiores, ampliando as chances para marcas e categorias serem escolhidas.