04/02/2025
Saiba quais dados da sua empresa são roubados
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 01/03/2019
Somente no primeiro semestre do ano passado, foram roubadas ou perdidas dos sistemas das empresas 3,3 bilhões de informações como senhas, nomes e endereços, de acordo com levantamento feito pela consultoria holandesa de segurança digital Gemalto . O número impressionante, 72% superior ao do mesmo período de 2017, é resultado de 944 incidentes relacionados a roubo de dados em todo o mundo. Na prática, a quantidade de problemas desse tipo é ainda maior, pois nem todos os casos são identificados.
[noticiasRelacionadas]
A situação é cada vez mais séria, no entanto grande parte dos danos poderia ser evitada. Afinal, em apenas 2,2% dos casos os dados estavam criptografados. Mauricio Fiss, sócio da área de tecnologia da consultoria de riscos Protiviti , lembra que existem tecnologia e conhecimento à disposição para tornar seguras as informações das empresas. “Mas é preciso prever em orçamento o investimento em processos que garantam a aplicação e a manutenção dessas ferramentas”, afirma.
O especialista lembra que ainda falta a muitas empresas o entendimento que suas fronteiras não estão mais limitadas a escritórios, lojas, fábricas e funcionários. "Elas estão expostas para o mundo todo com dados espalhados em milhares de websites e servidores gerenciados por terceiros, que sabe-se lá quais cuidados estão tomando”, ressalta Mauricio Fiss.
Confira mais detalhes do levantamento sobre roubo de dados feito pela consultoria holandesa Gemalto:
Informações mais comprometidas
Em relação ao total de ocorrências, os alvos são:
- Dados de identidade: 65%
- Acesso a contas: 17%
- Dados financeiros: 13%
- Outros: 5%
Setores mais afetados em 2018
- TI: 32%
- Mídias Sociais: 19,2%
- Governo: 9,6%
- Comércio: 8,7%
- Finanças: 4,1%
- Lazer: 3,4%
- Saúde: 2,1%
- Outros: 20,9%