Saiba o que responder na entrevista de emprego

Avaliação:

(4 Avaliações)

Reportagem SA+ -

Veja como agir quando o entrevistador pede para contar um pouco sobre você ou questiona seus pontos fracos

Para conhecer melhor o candidato e iniciar a conversa, a maioria dos entrevistadores costuma fazer um pergunta genérica, do tipo "me fale sobre você". Esse momento da entrevista de emprego costuma causar apreensão em todo profissional em busca de uma oportunidade de trabalho. A primeira dica de  Simone Oliveira, especialista em recrutamento e seleção da Cielo , é sobre o tempo a ser despendido na resposta. Segundo ela, três minutos são suficientes para falar resumidamente a respeito de si próprio. Simone lembra, porém, que o entrevistado deve estar antenado. "Se o recrutador está interrompendo, quer respostas mais objetivas. Se perguntar mais, é porque pode ir mais a fundo”, afirma a especialista da Cielo.

Sobre o conteúdo, Juliana Nascimento, diretora da Cia de Talentos , acredita que não é necessário se expor demais em um ambiente de avaliação. Ter em mente o que fez a diferença em sua trajetória para formar seu caráter é a dica de Fernanda Zonta, especialista em atração de talentos da Cielo, afinal essa informação tende a causar impacto na entrevista. Para que o candidato não corra riscos de se mostrar superficial demais, Fernanda recomenda avisar que irá contar de forma resumida, colocando-se à disposição para detalhar melhor, caso o recrutador prefira.

Uma dica específica para profissionais em início de carreira, de acordo com Bárbara Camargo, gerente de recrutamento da startup Movile, é falar da experiência escolar e citar atividades multidisciplinares, por exemplo se faz parte de algum fórum, se pratica esportes, etc. “Isso é legal para a gente entender as jornadas que a pessoa teve”, explica Bárbara.

Sem medo de falar dos defeitos

Outra pergunta que pode causar pânico em muitos candidatos é sobre defeitos ou aspectos que gostaria de melhorar em si mesmo. A recomendação aqui é evitar clichês como o tradicional "sou perfeccionista demais". Para Bárbara Camargo, da Movile, é importante dizer neste momento quais são os próprios pontos fracos que precisam ser trabalhados, afinal esse reconhecimento torna mais fácil resolvê-los. Simone Oliveira, da Cielo, concorda que o candidato deve demonstrar ter consciência das vulnerabilidades: “Isso mostra que ele está sendo verdadeiro, reconhece que tem defeitos, mas que está trabalhando e aberto a mudar”, resume.  

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn  Instagram  Facebook  !

     

 

Fonte: Estadão

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade