SA+ Ecossistema de Varejo
Alta Performance CarreiraRhTreinamento Capacitação SA+ Educação

Por que profissionais do varejo devem adotar o aprendizado contínuo em suas carreiras

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 27/09/2024

Funcionária repondo produto em supermercado

Adobe Stock


Conquistar novas responsabilidades e funções, evoluir na carreira ou ainda alcançar resultados mais ousados, ampliando as oportunidades na empresa. Essas são apenas algumas possibilidades que podem ser obtidas pelos profissionais do varejo ao adotar o aprendizado contínuo.


O motivo é bem simples: o mercado é complexo e muda rápido, fazendo com que as empresas mudem seu foco estratégico. Com isso, é preciso sempre buscar novas habilidades técnicas e comportamentais (clique aqui e saiba mais).


Para se ter uma ideia, um estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo aponta que as áreas nas quais as empresas do setor mais estão apostando são e-commerce (69% dos entrevistados), CRM (69%), plataformas omnichannel (65%), dados (62%) e marketing (58%).


Diante desse cenário, algumas características comportamentais passam a ser mais procuradas pelos varejistas. Entre eles, os especialistas apontam pensamento crítico, comunicação, adaptabilidade, habilidades interpessoais e capacidade de resolução de problemas.


Outro aspecto que ganha importância é ser capaz de analisar dados e estatísticas para gerar insights para o negócio.


Como ajuda a carreira


O aprendizado contínuo também contribui de forma positiva em outros aspectos da vida profissional. Um dos benefícios é a própria empregabilidade, pois a atualização constante valoriza as pessoas.


Ela também facilita a transição de carreira, bem como o desenvolvimento do comportamento de líder ao permitir que novas habilidades sejam aprendidas. Capacidade de inovação é outro benefício que contribui para diferenciar o profissional e que pode ser desenvolvida a partir do aprendizado contínuo.


Áreas-chave no varejo alimentar e indústria


Alguns setores permanecem essenciais para os resultados nas empresas supermercadistas. Ao aliar a experiência adquirida em seus postos aos novos comportamentos desejados pelas empresas, os profissionais tornam-se mais bem-preparados para evoluir em suas carreiras.


Entre as áreas que podem fazer a diferença nos resultados das empresas, beneficiando ao mesmo tempo a carreira das pessoas, estão o trade marketing, o gerenciamento por categorias e o comercial.


A SA+ Educação, braço da SA+ Ecossistema de Varejo, conta com cursos voltados para esses públicos, todos com certificação ao final. Até o momento, mais de 1.200 alunos já usufruíram dos conteúdos disponíveis, compartilhados por professores, que são executivos do varejo e da indústria atuantes no mercado.


No EAD Revolução Comercial, cada aula tem a presença de uma dupla de profissionais, sendo um do varejo e um da indústria. Eles abordam os principais aspectos do dia a dia das negociações com o objetivo de promover cada vez mais uma maior integração entre as equipes comerciais de cada lado, visando atingir um alto desempenho. Os temas vão desde atributos do vendedor e do comprador, foco no cliente e KPIs até JBP e construções de relações mais colaborativas.


Outro sucesso é o EAD Revolução Trade, que traz o mesmo modelo de ter um profissional do varejo e um da indústria em cada aula. O objetivo é trazer os mais relevantes conteúdos voltados a ajudar os profissionais e elevar sua expertise em trade marketing. Entre os principais tópicos tratados, constam a evolução da área, estrutura, trade por canal, direcionamento dos investimentos em trade, etc.


Também faz parte do portfólio o EAD Gerenciamento por Categorias, ministrado em parceria com Fátima Merlin, especialista em GC, varejo, comportamento do consumidor e shopper. Os profissionais podem se aprofundar nesse processo do começo ao fim, nos atributos de uma execução eficiente, na importância do sortimento e em muitos cases.


Mais uma excelente oportunidade é acessar a íntegra dos conteúdos das palestras do Trade Connection, que, em apenas duas edições anuais, se consolidou como o maior evento para trade marketing do Brasil.

 

COMPARTILHAR
TAGS:Alta Performance, Carreira,Rh,Treinamento, Capacitação, SA+ Educação, Trade Marketing Digital, Área comercial, Vendas, Compras, Gerenciamento por Categorias,GC
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Curso_formação_de_gestores_tradeEducação

Curso de formação de profissionais de trade da ESPM e SA+ Trade promoveu conteúdo especializado e muita troca de experiências

Adobe StockSA+ Educação

Entenda como a exposição adequada pode aumentar a conversão em até 80%

Grupo Mateus lança programa focado em tecnologia para jovensGrupo Mateus

Grupo Mateus lança programa focado em tecnologia para jovens

Ações 360º são essenciais para as estratégias de trade nos canais digitaisGrupo Koch

Ações 360º são essenciais para as estratégias de trade nos canais digitais

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados