Por que profissionais do varejo devem adotar o aprendizado contínuo em suas carreiras
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 27/09/2024
Adobe Stock
Conquistar novas responsabilidades e funções, evoluir na carreira ou ainda alcançar resultados mais ousados, ampliando as oportunidades na empresa. Essas são apenas algumas possibilidades que podem ser obtidas pelos profissionais do varejo ao adotar o aprendizado contínuo.
O motivo é bem simples: o mercado é complexo e muda rápido, fazendo com que as empresas mudem seu foco estratégico. Com isso, é preciso sempre buscar novas habilidades técnicas e comportamentais (clique aqui e saiba mais).
Para se ter uma ideia, um estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo aponta que as áreas nas quais as empresas do setor mais estão apostando são e-commerce (69% dos entrevistados), CRM (69%), plataformas omnichannel (65%), dados (62%) e marketing (58%).
Diante desse cenário, algumas características comportamentais passam a ser mais procuradas pelos varejistas. Entre eles, os especialistas apontam pensamento crítico, comunicação, adaptabilidade, habilidades interpessoais e capacidade de resolução de problemas.
Outro aspecto que ganha importância é ser capaz de analisar dados e estatísticas para gerar insights para o negócio.
Como ajuda a carreira
O aprendizado contínuo também contribui de forma positiva em outros aspectos da vida profissional. Um dos benefícios é a própria empregabilidade, pois a atualização constante valoriza as pessoas.
Ela também facilita a transição de carreira, bem como o desenvolvimento do comportamento de líder ao permitir que novas habilidades sejam aprendidas. Capacidade de inovação é outro benefício que contribui para diferenciar o profissional e que pode ser desenvolvida a partir do aprendizado contínuo.
Áreas-chave no varejo alimentar e indústria
Alguns setores permanecem essenciais para os resultados nas empresas supermercadistas. Ao aliar a experiência adquirida em seus postos aos novos comportamentos desejados pelas empresas, os profissionais tornam-se mais bem-preparados para evoluir em suas carreiras.
Entre as áreas que podem fazer a diferença nos resultados das empresas, beneficiando ao mesmo tempo a carreira das pessoas, estão o trade marketing, o gerenciamento por categorias e o comercial.
A SA+ Educação, braço da SA+ Ecossistema de Varejo, conta com cursos voltados para esses públicos, todos com certificação ao final. Até o momento, mais de 1.200 alunos já usufruíram dos conteúdos disponíveis, compartilhados por professores, que são executivos do varejo e da indústria atuantes no mercado.
No EAD Revolução Comercial, cada aula tem a presença de uma dupla de profissionais, sendo um do varejo e um da indústria. Eles abordam os principais aspectos do dia a dia das negociações com o objetivo de promover cada vez mais uma maior integração entre as equipes comerciais de cada lado, visando atingir um alto desempenho. Os temas vão desde atributos do vendedor e do comprador, foco no cliente e KPIs até JBP e construções de relações mais colaborativas.
Outro sucesso é o EAD Revolução Trade, que traz o mesmo modelo de ter um profissional do varejo e um da indústria em cada aula. O objetivo é trazer os mais relevantes conteúdos voltados a ajudar os profissionais e elevar sua expertise em trade marketing. Entre os principais tópicos tratados, constam a evolução da área, estrutura, trade por canal, direcionamento dos investimentos em trade, etc.
Também faz parte do portfólio o EAD Gerenciamento por Categorias, ministrado em parceria com Fátima Merlin, especialista em GC, varejo, comportamento do consumidor e shopper. Os profissionais podem se aprofundar nesse processo do começo ao fim, nos atributos de uma execução eficiente, na importância do sortimento e em muitos cases.
Mais uma excelente oportunidade é acessar a íntegra dos conteúdos das palestras do Trade Connection, que, em apenas duas edições anuais, se consolidou como o maior evento para trade marketing do Brasil.