Por que profissionais do varejo devem adotar o aprendizado contínuo em suas carreirasSA+ Ecossistema de Varejo

Alta Performance CarreiraRhTreinamento Capacitação SA+ Educação

Por que profissionais do varejo devem adotar o aprendizado contínuo em suas carreiras

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 27/09/2024

Funcionária repondo produto em supermercado

Adobe Stock


Conquistar novas responsabilidades e funções, evoluir na carreira ou ainda alcançar resultados mais ousados, ampliando as oportunidades na empresa. Essas são apenas algumas possibilidades que podem ser obtidas pelos profissionais do varejo ao adotar o aprendizado contínuo.


O motivo é bem simples: o mercado é complexo e muda rápido, fazendo com que as empresas mudem seu foco estratégico. Com isso, é preciso sempre buscar novas habilidades técnicas e comportamentais (clique aqui e saiba mais).


Para se ter uma ideia, um estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo aponta que as áreas nas quais as empresas do setor mais estão apostando são e-commerce (69% dos entrevistados), CRM (69%), plataformas omnichannel (65%), dados (62%) e marketing (58%).


Diante desse cenário, algumas características comportamentais passam a ser mais procuradas pelos varejistas. Entre eles, os especialistas apontam pensamento crítico, comunicação, adaptabilidade, habilidades interpessoais e capacidade de resolução de problemas.


Outro aspecto que ganha importância é ser capaz de analisar dados e estatísticas para gerar insights para o negócio.


Como ajuda a carreira


O aprendizado contínuo também contribui de forma positiva em outros aspectos da vida profissional. Um dos benefícios é a própria empregabilidade, pois a atualização constante valoriza as pessoas.


Ela também facilita a transição de carreira, bem como o desenvolvimento do comportamento de líder ao permitir que novas habilidades sejam aprendidas. Capacidade de inovação é outro benefício que contribui para diferenciar o profissional e que pode ser desenvolvida a partir do aprendizado contínuo.


Áreas-chave no varejo alimentar e indústria


Alguns setores permanecem essenciais para os resultados nas empresas supermercadistas. Ao aliar a experiência adquirida em seus postos aos novos comportamentos desejados pelas empresas, os profissionais tornam-se mais bem-preparados para evoluir em suas carreiras.


Entre as áreas que podem fazer a diferença nos resultados das empresas, beneficiando ao mesmo tempo a carreira das pessoas, estão o trade marketing, o gerenciamento por categorias e o comercial.


A SA+ Educação, braço da SA+ Ecossistema de Varejo, conta com cursos voltados para esses públicos, todos com certificação ao final. Até o momento, mais de 1.200 alunos já usufruíram dos conteúdos disponíveis, compartilhados por professores, que são executivos do varejo e da indústria atuantes no mercado.


No EAD Revolução Comercial, cada aula tem a presença de uma dupla de profissionais, sendo um do varejo e um da indústria. Eles abordam os principais aspectos do dia a dia das negociações com o objetivo de promover cada vez mais uma maior integração entre as equipes comerciais de cada lado, visando atingir um alto desempenho. Os temas vão desde atributos do vendedor e do comprador, foco no cliente e KPIs até JBP e construções de relações mais colaborativas.


Outro sucesso é o EAD Revolução Trade, que traz o mesmo modelo de ter um profissional do varejo e um da indústria em cada aula. O objetivo é trazer os mais relevantes conteúdos voltados a ajudar os profissionais e elevar sua expertise em trade marketing. Entre os principais tópicos tratados, constam a evolução da área, estrutura, trade por canal, direcionamento dos investimentos em trade, etc.


Também faz parte do portfólio o EAD Gerenciamento por Categorias, ministrado em parceria com Fátima Merlin, especialista em GC, varejo, comportamento do consumidor e shopper. Os profissionais podem se aprofundar nesse processo do começo ao fim, nos atributos de uma execução eficiente, na importância do sortimento e em muitos cases.


Mais uma excelente oportunidade é acessar a íntegra dos conteúdos das palestras do Trade Connection, que, em apenas duas edições anuais, se consolidou como o maior evento para trade marketing do Brasil.

 

COMPARTILHAR
TAGS:Alta Performance, Carreira,Rh,Treinamento, Capacitação, SA+ Educação, Trade Marketing Digital, Área comercial, Vendas, Compras, Gerenciamento por Categorias,GC
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Dia a Dia e ICOS unem esforços para beneficiar 5.000 crianças vulneráveis ​​no DFEducação

Dia a Dia e ICOS unem esforços para beneficiar 5.000 crianças vulneráveis ​​no DF

Supermercado Consumidores comprandoEducação

60% das empresas focadas no consumidor são mais lucrativas

“Em um mercado em que a maioria das pessoas procura preço, é preciso aprender a vender o valor do seu produto”Educação

“Em um mercado em que a maioria das pessoas procura preço, é preciso aprender a vender o valor do seu produto”

SA+ EducaçãoAprendizado

Cursos da SA+ Educação trazem conteúdos fundamentais e exclusivos para você alavancar o seu negócio

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados