07/11/2025
Qualy aposta em IA para estreitar relação com consumidores no WhatsApp
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 07/11/2025

Foto: Divulgação
A Qualy, marca de margarinas no Brasil, colocou em prática uma nova estratégia de relacionamento com o público ao lançar o Qualy Lovers, um chatbot no WhatsApp criado para oferecer receitas personalizadas e experiências gamificadas. A ideia é aproximar ainda mais os consumidores e cocriar soluções alinhadas às expectativas e hábitos reais da comunidade que acompanha a marca.
A estreia da ferramenta acontece em duas fases. Primeiro, a marca vai convidar consumidores que já interagem com Qualy nos canais digitais e de atendimento para experimentar o chatbot. Esses fãs, chamados de Qualy Lovers, serão fundamentais para ensinar sua linguagem, hábitos e preferências à inteligência artificial, ajudando a tornar as interações mais espontâneas e customizadas. Em um segundo momento, o acesso será ampliado para mais consumidores.
De acordo com a Aline Alexandrino, gerente executiva de Marketing de Spreads da MBRF, a construção colaborativa é parte central do projeto, que busca evoluir a ferramenta a partir do uso real e contínuo. A plataforma, desenvolvida pelas equipes de Marketing e CRM da MBRF em parceria com Marketdata Match e DTI, funciona como um hub generativo capaz de entender comportamentos, interpretar mensagens de texto, áudio e imagens e sugerir preparos de acordo com os ingredientes disponíveis e ocasiões de consumo.
Além de ser a primeira marca do segmento a incorporar IA generativa em um chatbot, Qualy reforça sua estratégia de relacionamento contínuo com um público que já acompanha fortemente sua comunicação. Atualmente, a marca está presente em 8 de cada 10 lares brasileiros, segundo dados do Worldpanel by Numerator, e busca fortalecer esse vínculo emocional por meio de novas experiências digitais.
Notícias relacionadas
SoluçãoBonanza Supermercados recupera R$ 2,2 milhões em vendas com tecnologia de gestão e redução de ruptura
IndústriaBauducco acelera transformação digital e adota Databricks para impulsionar IA e eficiência operacional
IndústriaHeineken acumula mais de R$ 6 bi de investimentos no Brasil desde 2019
Indústria







