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27/05/2025
Saiba o que o varejo espera do seu time de vendedores
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 16/01/2023
Foto: Stock Adobe
Ao adotar as melhores práticas junto ao time comercial do varejo, os vendedores contribuem para o processo de encantar, de fato, o consumidor final – tarefa que cabe a toda a cadeia e que deve ser feito a quatro mãos com os seus clientes.
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Esses profissionais têm o desafio de se reinventar, tornando-se especialistas em negócios e deixando de lado o perfil tirador de pedido. Além disso, é ele quem representa a indústria no dia a dia do relacionamento com o varejo.
Mas o que os varejistas esperam dos vendedores? Essa pergunta foi abordada durante o curso Revolução Comercial , lançado por SA Varejo ( clique aqui e conheça ), que reúne executivos de ambos os lados para debater o novo mindset da área comercial.
Abaixo, alguns pontos abordados durante as 12 aulas disponíveis em gravação para o público.
1 - Considere sempre o posicionamento das marcas que vende x o perfil dos seus clientes
2 - Não empurre para um supermercado volumes exorbitantes, acima do seu giro. O produto corre grande risco de ficar empacado no estoque
3 - Estabeleça atividades com o varejista/comprador capazes de gerar sell de itens de maior margem
4 - Seja transparente com o cliente: se não dá para entregar um produto ou chegar num nível de desconto, abra o jogo
5 - Compartilhe com o comprador quais são as suas necessidades como indústria: introduzir itens de maior margem, por exemplo, para ambos avaliarem o que faz sentido
6 - Discuta com o cliente a sua visão sobre o cenário de competitividade: como vê os hábitos do consumidor, os segmentos que estão crescendo, etc
7 - Deixe sempre claro para o comprador o que o produto que sendo vendido traz de benefício para o varejo e para os consumidores
8 - Fique de olho nas mudanças e na dinâmica do mercado que impactam suas categorias. E leve essas informações para o comprador
9 - Não foque apenas a sua remuneração variável. O que constrói um resultado consistente para sua carreira é ter um relacionamento sólido com seus clientes
10 - Visite as lojas de seus clientes e vá às reuniões sabendo tudo sobre elas: desde o público que atendem até o desempenho de cada uma
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