ÚLTIMAS NOTÍCIAS
10/07/2025
Super e hipermercados registram queda de 4,3% nas vendas em junho
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 10/07/2025

Foto: Adobe Stock
O setor que abrange os Hipermercados, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo apresentou queda de 3,7% nas vendas em junho vs o mês anterior, e de 4,3% na comparação anual, refletindo o impacto da pressão sobre o consumo das famílias.
Os dados são do Índice do Varejo Stone (IVS) e mostram também que esse segmento integra o grupo considerado sensível à renda, que caiu 3,4% no ano como um todo.
Quando considerada as vendas de todos os setores do varejo a queda em junho foi de 4,2%. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a retração foi de 4,6%. No comércio digital, a queda na comparação anual chegou a 10,6%.
Na análise regional, apenas quatro estados registraram crescimento na comparação anual: Amapá (4,5%), Tocantins (3,8%), Roraima (3,7%) e Pernambuco (0,4%). Por outro lado, o Rio Grande do Sul teve a maior queda, com retração de 14%. Também se destacaram negativamente os estados do Amazonas (-7%) e Mato Grosso do Sul (-6,5%).
“Os dados reforçam a leitura de que a economia está passando por um momento de perda de fôlego. O consumo segue pressionado pelo comprometimento da renda com dívidas, o que impacta o varejo. A inflação continua em desaceleração, mas parece estar mais relacionado à fraqueza da atividade econômica do que a uma melhora estrutural”, avaliou Guilherme Freitas, economista e cientista de dados da Stone.
Notícias relacionadas

Carrefour amplia serviço 24h para mais uma loja

1º semestre é marcado por queda no volume das vendas e aumento de quase 6% no faturamento

Grupo Mateus amplia atuação no varejo com nova loja no Maranhão
