5 dicas para facilitar a parametrização tributária nos supermercados
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 19/01/2023
Foto: Stock Adobe
O segmento supermercadista está em franca expansão. Para se ter ideia, no ano passado foram abertos cerca de 54 mil lojas entre supermercados, hipermercados e minimercados. Frente à demanda de um mercado em ritmo aquecido, é fundamental garantir que as operações tributárias estejam resguardadas legalmente, dentro de um índice de desempenho satisfatório e, claro, que acompanhe o crescimento do negócio sem maiores imprevistos.
A tecnologia faz parte deste processo e, à exemplo da parametrização, tem todas as condições necessárias para reformular um departamento crucial para o andamento das atividades. Diante deste cenário, a gerente Tributária da Systax, Advogada e especialista em impostos, Karen Semeone, elenca cinco passos para facilitar a parametrização tributária do setor.
1. Entenda a complexidade fiscal dos produtos
Os supermercados, assim como empresas varejistas, lidam com um nível elevado de complexidade quando o assunto é tributação sobre mercadorias. Alguns produtos sofrem com critério diversos e que são levados em conta para fins tributários, como a marca, peso, embalagem, entre outros elementos que só complicam o fornecimento de informações. Este quadro, somado a frequentes alterações e a própria classificação fiscal, expõe o imediatismo por uma ferramenta capaz de realizar a verificação adequada da incidência do tributo, a fim de evitar incorreções, dentro de um ambiente automatizado e seguro.
2. Um olhar crítico para escolha da solução
Tão importante quanto se mobilizar para construir uma gestão tributária orientada à excelência é ter a certeza de que a plataforma mais indicada foi escolhida. E isso passa, indubitavelmente, por reconhecer desenvolvedores com referência no mercado, cuja confiabilidade seja refletida em um modelo de parametrização fiscal verdadeiramente eficaz.
3. O apoio de uma base de dados abrangente
As informações armazenadas e movimentadas no âmbito tributário são de extremo valor para a integridade e a austeridade financeira de grandes companhias. E acompanhar todas as alterações e mudanças impostas na legislação brasileira não é uma tarefa fácil. Portanto, é crucial contar com o apoio de uma base de dados com ampla abrangência nacional, de modo que todos os produtos e regras tributárias sejam contempladas – sempre sob um viés de atualização constante, com alíquotas e tabelas atualizadas automaticamente.
4. Simplificando a entrada e saída
Além de oferecer mais segurança para os dados, reduzir custos desnecessários e fomentar um cotidiano de processos dinâmicos e assertivos, a parametrização fiscal simplifica as operações de entrada e saída de mercadorias, com as alíquotas e regras tributárias corretas. O resultado é a conquista de confiança e qualidade para uma rotina operacional com uma margem baixíssima para erros.
5. Um novo patamar de gerenciamento tributário
Para concluir, é possível afirmar que a parametrização fiscal transcende o pagamento de tributos. O tema é muito mais denso e, afeta, inclusive o controle fiscal sobre alterações, mudanças e atualizações do sistema tributário brasileiro. Não são poucos os desafios voltados para redes varejistas e de supermercados.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram e Facebook