SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Roldão abre novo Centro de Distribuição

06/05/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

GPA Compre Bem Assaí Minuto Pão de Açúcar Mercado Extra Minimercado Extra

Saiba como "criatividade comercial" levou o GPA a crescer além do atacarejo

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 08/02/2019


Embora a rede Assaí continue, disparada, a que mais gera resultados, duas outras operações da divisão alimentar do GPA têm muito do que se orgulhar. No último trimestre de 2018, considerando-se apenas “mesmas lojas”, as bandeiras de supermercados Extra Super, Mercado Extra e Compre Bem registraram alta nominal de 4,7% em receita bruta. Isso depois de ter amargado taxas negativas nos dois primeiros trimestres do ano: 3,2% e 1,3%, respectivamente. A recuperação se deve, em parte, ao processo de conversão de lojas. Após a mudança, as lojas que se tornaram Mercado Extra registraram alta nas vendas de 30%, e as que foram transformadas em Compre Bem cresceram 50%.

“Criatividade Comercial”

  • reposicionamento de marcas exclusivas
  • lançamento de mais de 500 novos produtos
  • novo modelo de comunicação
  • novas campanhas promocionais

Segundo comunicado aos investidores, o bom desempenho foi fruto ainda da “criatividade comercial” da empresa, traduzida pelos atributos acima. O formato “proximidade” – que atua com as marcas Minuto Pão de Açúcar e Minimercado Extra – também sobressaiu, com aumento ainda mais marcante na receita bruta: 19,1% em “mesmas lojas” –, também depois de ter sofrido queda, no caso de quase 8% no 1º trimestre de 2018. O avanço entre o 4º e o 3º trimestre foi de 6 pontos percentuais. Para o GPA, algumas decisões explicam a volta por cima: revisão do sortimento, adequado aos diferentes públicos, promoções alinhadas ao Extra e Pão de Açúcar e foco nas marcas exclusivas.

Em “mesmas lojas”, enquanto o atacarejo do GPA mantém seu crescimento sólido, outras duas bandeiras se destacam. Boa parte do sucesso se explica pela conversão de lojas Extra Super em:


* Crescimento se refere apenas às lojas convertidas em relação às vendas de antes da mudança?

Já o Assaí avançou 9,1% nos últimos três meses de 2018. A rede foi favorecida pela retomada da inflação, sobretudo de commodities e lácteos, que passou de - 5,1% para + 3,9%. O GPA assinala o peso das ações promocionais, sobretudo o da maior campanha de aniversário já realizada pela bandeira. E ainda a penetração do Cartão Passaí, que subiu 5% e hoje contabiliza 600 mil unidades. O cartão respondeu por R$ 2,2 bilhões de vendas.

Minuto Pão de Açúcar
A bandeira de proximidade fechou o ano com 79 filiais. No último trimestre do ano passado, foram fechadas três unidades

Desempenho “mesmas lojas” 2018 em porcentagem (%)

Evolução receita bruta, por trimestre sobre igual período do ano anterior – Dados do Assaí exclui conversões

2018
53,6 bilhões de reais de vendas brutas
10,7% crescimento nominal

2019
Para repetir o sucesso do último trimestre de 2018, o GPA já comunicou que continuará com conversões dos Extra Super, a fim de elevar número de clientes, vendas e tíquete médio. O foco do Minimercado Extra será consolidar as decisões já tomadas, e o do Minuto Pão, retomar a expansão com novas 15 lojas

 

COMPARTILHAR
TAGS:GPA, Compre Bem, Assaí, Minuto Pão de Açúcar, Mercado Extra, Minimercado Extra
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

GPAResultados 1T25

Vendas em mesmas lojas de proximidade do GPA cresceram 7,8%

Superpão - HortifrútiReestruturação

Grupo Superpão investe na revitalização de unidades

Mix Mateus - FachadaVarejo em contexto

Crescimento de atacarejos é impulsionado pelo Mateus em 2024

Loja Pão de Açúcar Hípica_CampinasGestão e negócios

Com aumento de 18% nas vendas do e-commerce, GPA compartilha estratégias para fortalecer a área

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados