SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

22/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

ChatGPT Google OpenAI SA Varejo

Robô inteligente dá 14 dicas para os supermercados venderem mais

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 23/02/2023

Foto: Divulgação

Se você acha que o Google já facilita a sua vida, vai descobrir que as coisas podem ficar ainda mais interessantes usando o ChatGPT. Aliás, faça um teste e jogue esse nome na busca do Google para ver como o site de inteligência artificial tem tudo para ficar mais famoso do que o metaverso, que, pouco tempo atrás, era a bola da vez nas reportagens sobre tecnologia no varejo.

[noticiasRelacionadas]

Mas afinal o que é o ChatGPT? Na prática, ele tem impressionado pela capacidade de responder de forma muito rápida perguntas feitas pelos usuários. Mas não apenas isso. As respostas refletem uma seleção de informações úteis, apresentadas muito rapidamente e a partir de um texto claro e de raciocínio lógico. É como se você estivesse lendo uma reportagem ou um texto construído por alguém que domina a comunicação escrita.

Isso é possível porque a ferramenta consiste em um algoritmo de chatbot autônomo baseado em inteligência artificial. Segundo alguns sites especializados em tecnologia, trata-se de uma rede neural de linguagem desenvolvida pela startup OpenAI e baseada no modelo de linguagem chamado Transformer GTP-3. Em outras palavras, significa que o algoritmo foi treinado em uma grande quantidade de informações da internet para ser capaz de gerar textos fluidos e de responder perguntas sobre inúmeros tópicos.

SA Varejo testou o serviço perguntando “Como os supermercados podem aumentar as vendas?”. O chatbot nos respondeu em menos de um minuto apresentando 7 dicas. Pedimos para o robô reelaborar a resposta e conseguimos novamente 7 recomendações: a maioria diferente da primeira leva ou, quando a sugestão era a mesma, apresentando uma abordagem nova. A seguir compartilhamos as 14 recomendações do ChatGPT, lembrando que você pode fazer seu próprio teste com assuntos que considere relevantes para seu negócio: 

1ª leva de resposta

As primeiras 7 sugestões apresentadas à pergunta de SA Varejo foram essas:

1 – Ofereça descontos e promoções: os supermercados podem oferecer descontos e promoções em produtos populares para atrair clientes

2 – Melhore o layout e o design da loja: ao otimizar esses dois aspectos, os supermercados facilitam aos clientes encontrar os produtos que estão procurando e incentivam as pessoas a explorar mais mercadorias

3 – Amplie o mix de produtos: os supermercados podem atrair novos consumidores e aumentar as vendas ampliando o sortimento de produtos com itens populares e sob encomenda

4 – Destaque os serviços aos clientes: oferecer serviços excepcionais aos consumidores pode aumentar a satisfação deles e estimulá-los a visitar a loja com maior frequência, além de incentivar uma propaganda boca a boca positiva

5 – Introduza novas ferramentas: os supermercados devem usar tecnologia para enfatizar a experiência de compra, como self-checkouts, pagamento por celular e recomendações de produtos a partir do histórico de compras do cliente

6 – Promova eventos e experiências dentro da loja: a fim de atrair e incentivar os consumidores a comprar novos e diferentes produtos, os supermercados podem realizar eventos, tais quais demonstração de como preparar pratos e degustações

7 – Amplie a presença on-line: os varejistas devem melhorar sua presença digital e a capacidade do seu e-commerce de alcançar consumidores que preferem a compra online o por meio do celular

Ao final das sugestões acima, o chatbot conclui o texto dessa forma: “Implementando algumas ou todas essas estratégias, os supermercados podem elevar vendas e melhorar a satisfação dos clientes, alcançando crescimento e rentabilidade em longo prazo.” 

2ª leva de respostas

Ao pedir uma reelaboração das respostas, essas foram as indicações do ChatGPT à SA Varejo:

1 – Promoções e descontos: oferecer promoções frequentes e descontos em produtos populares encoraja os clientes e comparar mais e também atrai novos consumidores, seduzidos pela vantagem no preço

2 – Exposição casada e trade up: incentivar o consumidor a comprar produtos complementares ou adquirir opções mais caras ajudam a aumentar as vendas totais

3 – Localização dos produtos e merchandising: expor produtos populares ou de margens mais altas em locais nobres contribuem para melhorar a sua visibilidade e, portanto, as vendas. Técnicas de merchandising como utilizar displays atraentes ou agrupar produtos que atendem o mesmo momento de consumo também podem ser efetivas

4 – Programas de fidelidade: implementar ferramentas de relacionamento incentiva os clientes a retornar à loja e a reincidir em suas compras

5 – Alternativas de compras online: oferecer opções de compra eletrônica e delivery pode atrair clientes que preferem a conveniência de comprar em casa

6 – Marketing personalizado: utilizar dados do consumidor para oferecer recomendações e promoções customizada aumentam o engajamento e a fidelidade deles

7 – Serviços ao consumidor: oferecer excelência em serviços cria uma experiência positiva de compra e eleva a lealdade do cliente

O ChatGPT conclui dizendo: “No geral, a combinação dessas estratégias, costuradas para atender necessidades e preferência do público-alvo, pode ajudar os supermercados a aumentar as vendas.”

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:      LinkedIn     ,      Instagram      e      Facebook 

COMPARTILHAR
TAGS:ChatGPT, Google, OpenAI, SA Varejo
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Supermercados MundialGestão de Pessoas

Supermercados Mundial capacitou funcionárias grávidas com suporte integral

melhorias nos dashboardsGestão de Estoques

Perfetti Van Melle reduz ruptura e melhora gestão de estoque

Vendas nos super e hipermercados crescemFaturamento

Super e hipermercados cresceram 5,2% real em 2024

Consumo de ovo classe D e EClasses D e E

O crescimento do consumo das classes D e E nos supermercados

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados