Ricardo Amorim traz mensagens otimistas para o setor supermercadista

Avaliação:

(3 Avaliações)

Reportagem SA+ -

O economista sugeriu, em evento, que os varejistas se preparem para pisar no acelerador

Foto: Divulgação

O economista Ricardo Amorim, que participou da ExpoApras, demonstrou otimismo com a economia nacional e avaliou que este é um momento de oportunidades. Ele destaca como exemplo a aproximação de um momento de queda de taxa de juros e expansão de crédito, o que não é uma realidade no resto do mundo.

De acordo com ele, em 2011 a inflação chegava no Brasil antes do que nos demais países e, com isso, os juros subiram e frearam a economia. “Desde que o Congresso aprove o novo arcabouço fiscal, e eu acho que isso vai acontecer, a gente vai ter condição muito em breve de o crédito aumentar e, quanto mais crédito, temos mais gente indo às compras, um país que cresce mais e que gera mais empregos”, avalia.

Ele lembra também que no ano passado, o Brasil teve menos inflação do que os Estados Unidos e cresceu a mesma coisa que a China. “Fazia mais de 50 anos que isso não acontecia, mas as duas coisas no mesmo ano eu não me lembro quando aconteceu. O ponto é que esse ano, provavelmente, veremos a economia acelerando em função da expansão de crédito”, pondera.

Amorim sugeriu aos empresários supermercadistas que estejam preparados para pisar no acelerador quando os juros caírem. “Como a maioria nem está olhando para esta alternativa, eles não estarão prontos. E quem larga na frente leva vantagem. Não digo para fazer antes de acontecer, pois se surgir algum problema no Congresso ou um problema fiscal, isso demorará mais e teremos um período mais difícil no meio do caminho. Então, a questão não é se, mas quando”, completa.

O presidente da Apras, Carlos Beal, concorda que o cenário é positivo para o setor supermercadista. “O nosso setor é muito resiliente e consegue se adaptar rapidamente às transformações. Neste sentido, a ExpoApras ajuda a trazer as tendências para o futuro e apresenta soluções para que o setor esteja preparado para as oportunidades”, conclui.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+? Então nos siga nas redes sociais:      LinkedIn     ,      Instagram      e      Facebook 

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade