SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A era da cocriação: mais do que nunca, o cliente é o protagonista das estratégias de trade

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

CSD Companhia Sulamericana de Distribuição Amigão Cidade Canção São Francisco JBP

Rede do Paraná faz rodada de JBP em São Paulo com 30 fornecedores

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 12/11/2019

Com 52 lojas no Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, a CSD – Companhia Sulamericana de Distribuição conta com escritórios na sede da empresa, em Maringá (PR), e em Araçatuba, município situado a mais de 500 km da cidade de São Paulo. Durante duas semanas de outubro, porém, 25 profissionais da rede das áreas comercial, de marketing, financeiro, logística, inteligência comercial, trade marketing e supply chain trabalharam em um conjunto comercial alugado na zona sul da capital paulista.

A iniciativa da companhia, dona dos supermercados Amigão , Cidade Canção e São Francisco , além da bandeira de cash & carry Stock Atacadista, teve o objetivo de viabilizar, em poucos dias, reuniões com os principais executivos de grandes fornecedores, algo que demandaria mais tempo caso dependesse da agenda deles para deslocamentos até o norte do Paraná. O foco das conversas foram acordos para definição do JBP (Joint Business Plan), o plano comercial conjunto entre varejo e indústria, para todo o próximo ano. “Traduzimos para a indústria os caminhos que queremos atingir no ano que vem. Estamos alinhando 2020 no mesmo momento que a indústria”, diz Marcos Pozzi, diretor comercial executivo da CSD.

“Não viemos simplesmente para negociar preço e colocar o produto na lâmina de ofertas. Queremos desenvolver as categorias com uma estratégia que converse com o CRM, que inclua dicas sobre o produto para postarmos no Instagram e informações para publicarmos no Facebook. Tudo isso sem esquecer das ofertas”, destaca Marcos Pozzi (foto), diretor comercial executivo da CSD.

 

QUEM PARTICIPOU

30 indústrias se reuniram com a CSD

25 fornecedores eram da área alimentar e 5 de não alimentos

Entre esses fornecedores estão:

AMBEV
COCA-COLA
COLGATE
DANONE
MARILAN
P&G
PEPSICO
RB
SADIA
3CORAÇÕES
SEARA

 

Essa não foi a primeira vez que equipes da varejista se deslocaram até São Paulo para agilizar contatos com presidentes, vice-presidentes e diretores da indústria. Na outra ocasião, no entanto, as conversas visaram apresentar melhor a empresa e tratar de questões táticas. Já o modelo adotado desta vez foi bem mais estratégico: a CSD desembarcou já com definições sobre aspectos como orçamento, estratégia de marketing e resultados esperados. As tratativas não se resumiram a um mero calendário promocional, mas a propostas omnichannel. O planejamento, inclusive, vai além das lojas físicas. A estratégia é 360 graus, englobando também CRM, e-commerce, diferentes canais digitais e até WhatsApp. Haverá ainda compartilhamento de dados entre ambas as partes.

O diretor comercial executivo tem convicção de que foi possível alinhar com os principais fornecedores as expectativas e os caminhos traçados pela CSD para 2020, com as indústrias abertas a colaborar e a compartilhar suas estratégias com a varejista. Com as duas semanas em São Paulo, a rede paranaense ganhou velocidade suficiente para antecipar etapas no processo de JBP. “Dentro de 15 dias já teremos todas as respostas das empresas com as quais conversamos”, contou Pozzi à reportagem de SA Varejo em um dos últimos dias da agenda na capital paulista.

O passo seguinte é definir as melhores táticas para cada estratégia traçada com as indústrias Top 30. Há casos em que o foco será desenvolver categorias, elevar vendas, aumentar rentabilidade, entre outros. Na prática, pode ser necessário, por exemplo, implantar GC, aumentar espaço de exposição, ampliar o sortimento, investir mais no canal promocional. “No dia 1º de janeiro, abriremos o ano com a estratégia totalmente desenhada”, comemora o diretor comercial. Tudo isso tendo como alvo a satisfação do cliente.

 

ACOMPANHAMENTO TRIMESTRAL

A cada três meses, a CSD terá reuniões com executivos das indústrias para analisar os resultados do JBP e, caso necessário, corrigir os rumos. As reuniões devem ser feitas em Maringá (PR) e Araçatuba (SP), mas também há possibilidade de deslocamento até a capital paulista, se for preciso.

 

FOCO NO CONSUMIDOR

Durante os encontros, a rede varejista e as indústrias compartilharam seu planejamento para o próximo ano, o que permitiu um alinhamento de interesses. A ideia é colocar o consumidor no centro do negócio e, assim, atrair maior fluxo para as lojas e elevar as vendas e a rentabilidade.

 

VAREJO REGIONAL
A CSD atua nos Estados do Paraná, de São Paulo e Mato Grosso do Sul, com unidades nos formatos de supermercado e atacarejo.

 

CRESCIMENTO DA  CSD

2,5 bilhões faturamento aproximado em 2019

25% crescimento estimado das vendas em 2020

53 lojas ao final deste ano em 26 cidades de 3 Estados: PR, SP e MS

09 inaugurações programadas para 2020 na região de atuação da rede

02 centros de distribuição em Maringá (PR) e Lins (SP)

 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:             LinkedIn            ,            Instagram            e            Facebook            !

  

COMPARTILHAR
TAGS:CSD, Companhia Sulamericana de Distribuição, Amigão, Cidade Canção, São Francisco, JBP, Stock Atacadista
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Max Atacadista - Grupo MuffatoExpansão

Grupo Muffato investe R$ 50 milhões e chega a nova cidade com atacarejo

ATACAREJO MAX ATACADISTA, DO GRUPO MUFFATOExpansão

Max Atacadista, do Grupo Muffato, anuncia atacarejo de última geração para este semestre

Adobe Stock AtacarejoExpansão

Galeria de lojas e ampliação de serviços são a aposta da vez para os atacarejos

MOK Atacadista - Grupo MouraNovos Negócios

Grupo Moura introduz um novo atacarejo ao mercado catarinense

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados