SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

22/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Raiva Descontrole Controle Emocional Comportamento

Raiva coletiva é risco para saúde física e mental

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 11/02/2021

Foto:123RF

É da condição humana. Atravessa a vida de qualquer pessoa, tem até um papel regulador na existência, mas a raiva fora do controle, excessiva e coletiva é um risco a tudo – da saúde física e mental de cada um de nós à saúde de instituições.

Não é exagero. Ultimamente a raiva anda tão livre, leve e solta que tem feito um estrago de dar dó e dor. Ela está tão sem medida (mesmo quando justificável), que vem comandando a capacidade de discernimento, ponderação e consenso.

[noticiasRelacionadas]

SA Varejo consultou estudos de psicólogos e médicos e encontrou indicadores que podem nos ajudar em tempos cheios de ira e de posturas e atitudes danosas.

A RAIVA É ACIONADA...
quando a pessoa se percebe insegura e vulnerável (por razões objetivas ou não). Para que o medo não tome conta dela, a raiva aparece. É uma proteção contra aquilo que a pessoa teme. Quem não sente ou sentiu raiva da pandemia? E quem não elege ou elegeu culpados? O coronavírus é uma daquelas coisas trágicas que nos tornam caçadores de bodes expiatórios – um povo, uma ideologia, um governo, quem usa máscara, quem não usa, os velhos, os crentes, os cientistas. O jogo do empurra-empurra para aliviar a angústia gera ainda mais angústia. Não se trata de negar a participação dos envolvidos no desenrolar da trama, nem de deixar de refletir sobre isso, mas de adotar postura menos passional e mais pés no chão.

LEMBRE-SE DOS...
momentos em que você foi tomado por uma grande raiva no trabalho, negócios, na vida social, comunitária ou afetiva. Em alguns desses momentos você ficou cego, surdo e mudo de raiva? O que aconteceu depois? Você brigou com o colega ou o vizinho? Tomou alguma decisão precipitada ou errada? Demorou bem mais para encontrar a solução de um problema? Passou a ser evitado por ser visto como uma pessoa difícil?

DÁ PARA CONTROLAR...
mas é preciso ir fundo, sobretudo se os acessos de raiva forem frequentes. Identifique os eventos desencadeadores do descontrole. E duvide da gravidade que você atribui a eles. Esse exercício é difícil, já que tendemos a culpar os outros em vez de enxergar a própria perturbação, porém é indispensável à nossa saúde mental e física. Outro ponto é tomar consciência das reações durante e depois da raiva, como batimentos cardíacos, enrijecimento da mandíbula, insônia, alterações de apetite, dores musculares, de estômago, e de cabeça. Observe também se a raiva é um gatilho para bebida alcoólica ou uso de drogas. E busque atividades que “queimem” essa raiva: dança, caminhadas, corrida, canto, yoga... são muitas opções, até gratuitas.

FAÇA DE TUDO...
para evitar os surtos coletivos. Dê um tempo nas redes sociais quando a ira do seu grupo de interesse estiver bombando. Seja seletivo na escolha das fontes de notícias. As repetições exaustivas do mesmo ponto de vista – a falta de ponderações ou de uma visão ampla dos acontecimentos –, geram mais angústias e, portanto, mais raiva. Proteja-se.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                LinkedIn                               ,                               Instagram                               e                               Facebook                               !

COMPARTILHAR
TAGS:Raiva, Descontrole, Controle Emocional, Comportamento
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Supermercados premium e atacarejos em alta: onde os consumidores estão gastando?Supermercados premium

Supermercados premium e atacarejos em alta: onde os consumidores estão gastando?

Doritos e guacamoleSalgadinhos

Esses cinco produtos costumam aparecer na mesma cesta de Salgadinhos nos supermercados

Especialista fala quais são as habilidades de um gestor de sucessotecnologia

Especialista fala quais são as habilidades de um gestor de sucesso

Redes que compartilham dados crescem maispapo de varejo

Redes que compartilham dados crescem mais

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados