20/05/2025
Quatro maneiras de reduzir devoluções de produtos no e-commerce
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 17/03/2021

A boa notícia é que você pode priorizar ações proativas para enfrentar esse desafio ao reduzir a quantidade de devoluções com melhores informações sobre o produto. É o que garante Rodrigo Lunardelli Boschetti, Diretor de Estratégia da Stibo Systems no Brasil. O especialista compartilha 4 maneiras de abreviar as devoluções em seu e-commerce de uma maneira eficaz em 2021:
1. Melhore a qualidade e integridade dos dados do produto junto aos seus fornecedores
Os varejistas dependem do fornecimento de informações adequadas. Especificações, imagens, dimensões, peso, acessórios e manuais do usuário ajudam seus clientes em suas tomadas de decisão. Por isso, os varejistas devem exigir uma enorme cooperação na entrega de dados com os fornecedores desde o início das negociações, ordenando informações detalhadas e de alta qualidade junto a cadeia de suprimentos.
2. Use a inteligência artificial e o machine laearning para automatizar seus processos de classificação e enriquecimento de dados
A Inteligência artificial e o machine learning podem te ajudar a validar e classificar os itens nas categorias e segmentos certos para garantir que suas listagens sejam colocadas corretamente na hierarquia de seu catálogo. Esses recursos também podem “meta-marcar” imagens em seu sistema de gerenciamento de ativos digitais muito mais rápido do que os humanos e aumentar a precisão e integridade de seus dados.
Este enriquecimento automatizado garante maior qualidade e ajuda a tirar a carga de trabalho das equipes de gerenciamento. A inteligência artificial associada ao MDM garante lógica, ordem e acessibilidade trazendo uma melhoria mútua: a IA fornece velocidade e a governança de dados inerente e garante resultados realmente úteis e que tragam suporte às metas de negócios.
3. Avalie a integridade das informações do produto e gerencie os níveis mínimos completos
Com milhares de produtos em seus catálogos, varejistas online precisam conseguir revisar as informações de seus produtos de maneira analítica. É importante olhar acima dos detalhes para realmente obter uma perspectiva de integridade entre fornecedores, categorias e diferentes grupos de informações. Ao estabelecer regras para integridade mínima de atributos, é mais fácil comparar métricas em diferentes níveis da hierarquia para priorizar tarefas de enriquecimento adicional.
Essa análise incorporada pode ajudar a alavancar as informações do produto: aprimorar sua solução de MDM com pesquisas integradas que devem permitir que os usuários tornem os dados acionáveis, respondam rapidamente às tendências de mercado e melhorem a colaboração por meio de percepções rápidas e exclusivas.
4. Construa fluxos de trabalho e processos de aprovação para validar os dados e reduzir riscos
Os varejistas que conseguiram gerenciar os dados de seus produtos hoje têm governança para garantir processos simplificados. Verificações automáticas de qualidade de atributos e aprovações de conteúdos garantem que as informações tenham uma revisão final antes de serem publicados no site e em outros canais de vendas. Este fluxo de produção garante menos retrabalhos e agiliza a chegada de novos itens nos marketplaces e consequentemente, também nas casas dos consumidores. Em tempos de e-commerce em alta, velocidade é sinônimo de excelência, finaliza Rodrigo Lunardelli Boschetti.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram
e Facebook !
Notícias relacionadas

Expansão de lojas de proximidade acelera com crescimento de centros comerciais

Vendas de supermercados sobem 0,4% em março

Bob’s aposta no varejo alimentar e leva batata frita às prateleiras de supermercados
