SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Varejo alimentar ocupa o 2º lugar no ranking de pedidos de recuperação judicial

20/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Saudabilidade Hortifrútis FLV

Quatro ferramentas de e-commerce ajudam o consumidor a manter alimentação balanceada

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 15/12/2021

 

Fotos: Arquivo SA Varejo – Ulisses Job – Paulo Pereira

Um estudo publicado recentemente pela Public Health Nutrition mostrou que os consumidores lutam para planejar e preparar refeições saudáveis, que sejam saborosas, acessíveis ao bolso e fáceis de cozinhar. A pesquisa, realizada pela Escola de Saúde Pública da Universidade de Minnesota, levou em conta que cerca de 50% da população americana quer controlar o excesso de peso e, com ele, várias doenças. Após baterias de entrevistas, foram desenvolvidas quatro ferramentas de e-commerce para ajudar o consumidor a manter uma alimentação balanceada e nutritiva. Esas ferramentas foram submetidas à avaliação dos entrevistados. A resposta foi positiva. Para a maioria, os recursos seriam úteis e poderiam estimular a mudança no padrão de consumo. Veja quais são:

01. Ferramenta de avaliação do carrinho de compras
É um sistema de avaliação com estrelas. Gera uma classificação acompanhada de sugestões para melhorar a qualidade nutricional. Exemplo: trocas saudáveis. Ao longo do tempo, as avaliações seriam traçadas de forma a acompanhar o progresso das compras anteriores.

02. Configurações de preferências
A ferramenta permite personalizar alimentos/nutrientes de interesse, apontando os que devem ser consumidos em grande quantidade (exemplo: hortifrútis e grãos) e os que devem ser comprados em pequena quantidade (exemplo: produtos açucarados). Essas escolhas reduziriam a exibição e publicidade de produtos que devem ser evitados, enquanto ampliaria o destaque dos alimentos e bebidas que devem ser consumidos em grande quantidade.

03. Corredor online de refeição saudável
Trata-se de corredor interativo que ajuda o shopper a descobrir produtos e ideias de refeição que se alinham a seus objetivos. Incluiria samples, sugestão de combinação de alimentos, questionários para desenvolver habilidades de compra e preparação de alimentos saudáveis.

04. Ferramenta de planejamento de refeições
Inclui uma lista de refeições sugeridas adaptadas ao objetivo nutricional da pessoa, orçamento alimentar, tamanho da família e suas preferências. As indicações são baseadas nas respostas do shopper a um questionário: cada uma é acompanhada de custos e receitas, porções e ingredientes necessários.


O conceito de comer bem também mudou mercado nacional

No Brasil, a busca por dietas que promovam a saúde e a boa forma anda num crescente há anos. E o potencial de consumo aumenta à medida que a alimentação saudável esquadrinha na conquista de maior imunidade contra vários problemas, inclusive pandemias.

Matéria original na revista de dezembro/2021

 

COMPARTILHAR
TAGS:Saudabilidade, Hortifrútis, FLV
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe StockSaudabilidade

Venda de produtos saudáveis cresce no varejo alimentar, com destaque para os proteicos

Mercadinhos São Luiz promove festivais com foco em gastronomia e hábitos saudáveisSaudabilidade

Mercadinhos São Luiz promove festivais com foco em gastronomia e hábitos saudáveis

Pesquisa aponta que 37% dos consumidores estão dispostos a pagar mais caro por itens ecológicos ou sustentáveisNeogrid

Pesquisa aponta que 37% dos consumidores estão dispostos a pagar mais caro por itens ecológicos ou sustentáveis

Pague Menos promove evento com foco na saudabilidadePague Menos

Pague Menos promove evento com foco na saudabilidade

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados