25/12/2025
Quatro ferramentas de e-commerce ajudam o consumidor a manter alimentação balanceada
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 15/12/2021
Fotos: Arquivo SA Varejo – Ulisses Job – Paulo Pereira
Um estudo publicado recentemente pela Public Health Nutrition mostrou que os consumidores lutam para planejar e preparar refeições saudáveis, que sejam saborosas, acessíveis ao bolso e fáceis de cozinhar. A pesquisa, realizada pela Escola de Saúde Pública da Universidade de Minnesota, levou em conta que cerca de 50% da população americana quer controlar o excesso de peso e, com ele, várias doenças. Após baterias de entrevistas, foram desenvolvidas quatro ferramentas de e-commerce para ajudar o consumidor a manter uma alimentação balanceada e nutritiva. Esas ferramentas foram submetidas à avaliação dos entrevistados. A resposta foi positiva. Para a maioria, os recursos seriam úteis e poderiam estimular a mudança no padrão de consumo. Veja quais são:
01. Ferramenta de avaliação do carrinho de compras
É um sistema de avaliação com estrelas. Gera uma classificação acompanhada de sugestões para melhorar a qualidade nutricional. Exemplo: trocas saudáveis. Ao longo do tempo, as avaliações seriam traçadas de forma a acompanhar o progresso das compras anteriores.
02. Configurações de preferências
A ferramenta permite personalizar alimentos/nutrientes de interesse, apontando os que devem ser consumidos em grande quantidade (exemplo: hortifrútis e grãos) e os que devem ser comprados em pequena quantidade (exemplo: produtos açucarados). Essas escolhas reduziriam a exibição e publicidade de produtos que devem ser evitados, enquanto ampliaria o destaque dos alimentos e bebidas que devem ser consumidos em grande quantidade.
03. Corredor online de refeição saudável
Trata-se de corredor interativo que ajuda o shopper a descobrir produtos e ideias de refeição que se alinham a seus objetivos. Incluiria samples, sugestão de combinação de alimentos, questionários para desenvolver habilidades de compra e preparação de alimentos saudáveis.
04. Ferramenta de planejamento de refeições
Inclui uma lista de refeições sugeridas adaptadas ao objetivo nutricional da pessoa, orçamento alimentar, tamanho da família e suas preferências. As indicações são baseadas nas respostas do shopper a um questionário: cada uma é acompanhada de custos e receitas, porções e ingredientes necessários.
O conceito de comer bem também mudou mercado nacional
No Brasil, a busca por dietas que promovam a saúde e a boa forma anda num crescente há anos. E o potencial de consumo aumenta à medida que a alimentação saudável esquadrinha na conquista de maior imunidade contra vários problemas, inclusive pandemias.
Matéria original na revista de dezembro/2021
Notícias relacionadas
Tendências de ConsumoMudança nos hábitos impulsiona setor de bebidas de baixo teor alcoólico
Expansão do portfólioDanone mira liderança na categoria de iogurtes sem açúcar
IndústriaGrani Amici completa 15 anos com amplo portfólio de itens sem glúten, leite ou lactose
Tendências de Consumo







