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03/10/2025
Consumo de bebidas sem álcool avança 20% nas lojas do GPA
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 03/10/2025

Foto: Adobe Stock
Nas lojas do Pão de Açúcar e do Extra Mercado, redes do GPA, houve crescimento de 20% na venda de bebidas sem álcool e de mais de 50% nas sem açúcar entre janeiro e agosto, na comparação com 2024.
O consumo de bebidas sem açúcar e sem álcool ganhou força. Segundo pesquisa da Shopper Experience com a Apas, 71% dos consumidores mudaram hábitos no último ano, e 59% passaram a consumir produtos considerados mais saudáveis.
Entre os produtos em alta estão refrigerantes, chás, energéticos zero e cervejas sem álcool.
“Percebemos um aumento na procura por bebidas zero, tanto por consumidores que buscam uma vida saudável quanto por aqueles que desejam equilibrar prazer e bem-estar. Essa mudança de comportamento tem impulsionado nossas vendas e reforçado a importância de oferecer um sortimento amplo nessa categoria”, afirma Paulo Sergio Mariano, gerente comercial de Líquida do GPA
Dados da Scanntech apontam que refrigerantes zero cresceram 39,4% no primeiro semestre. Energéticos zero também se destacaram, assim como águas com gás, que avançaram 28,8%. Já o consumo de bebidas alcoólicas caiu 2,5% no mesmo período.
Além disso, o volume de bebidas alcoólicas recuou 2,5% no primeiro semestre de 2025 em relação ao mesmo período de 2024. Em contrapartida, o segmento de cervejas sem álcool avançou 13,2%, enquanto as cervejas premium ampliaram sua participação em 2,3 p.p. frente às versões mais econômicas da categoria.
A Geração Z tem consumido menos álcool e encerrado a noite mais cedo, indicando mudanças no comportamento da vida noturna. Drinques diurnos e sabores mais adocicados, como os encontrados em aperitivos e licores, também vêm ganhando relevância.
“Nossa análise mostra que a busca por produtos com apelo de saudabilidade veio para ficar. Identificamos esse movimento no ano passado e, desde então, mês a mês, a presença desses itens no carrinho do consumidor só cresce, principalmente os produtos zero e proteicos, impulsionados pela onda fitness e pelo aumento da preocupação com a saúde”, comenta Priscila Ariani, diretora de Marketing da Scanntech.
No primeiro semestre do ano, os iogurtes avançaram 16,2%, as barrinhas 12,2% e os leites proteicos 12,9%, em comparação com 2024.
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