Consumo de bebidas sem álcool avança 20% nas lojas do GPASA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Saudabilidade e conveniência ganham espaço nas gôndolas e na ceia de Natal dos brasileiros

03/10/2025

NEWSLETTER

Consumo de bebidas sem álcool avança 20% nas lojas do GPASA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Tendências de Consumo Saudabilidade Scanntech

Consumo de bebidas sem álcool avança 20% nas lojas do GPA

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 03/10/2025

Adobe Stock bebidas sem açúcar e sem álcool

Foto: Adobe Stock


Nas lojas do Pão de Açúcar e do Extra Mercado, redes do GPA, houve crescimento de 20% na venda de bebidas sem álcool e de mais de 50% nas sem açúcar entre janeiro e agosto, na comparação com 2024.


O consumo de bebidas sem açúcar e sem álcool ganhou força. Segundo pesquisa da Shopper Experience com a Apas, 71% dos consumidores mudaram hábitos no último ano, e 59% passaram a consumir produtos considerados mais saudáveis.


Entre os produtos em alta estão refrigerantes, chás, energéticos zero e cervejas sem álcool.

“Percebemos um aumento na procura por bebidas zero, tanto por consumidores que buscam uma vida saudável quanto por aqueles que desejam equilibrar prazer e bem-estar. Essa mudança de comportamento tem impulsionado nossas vendas e reforçado a importância de oferecer um sortimento amplo nessa categoria”, afirma Paulo Sergio Mariano, gerente comercial de Líquida do GPA

Dados da Scanntech apontam que refrigerantes zero cresceram 39,4% no primeiro semestre. Energéticos zero também se destacaram, assim como águas com gás, que avançaram 28,8%. Já o consumo de bebidas alcoólicas caiu 2,5% no mesmo período.


Além disso, o volume de bebidas alcoólicas recuou 2,5% no primeiro semestre de 2025 em relação ao mesmo período de 2024. Em contrapartida, o segmento de cervejas sem álcool avançou 13,2%, enquanto as cervejas premium ampliaram sua participação em 2,3 p.p. frente às versões mais econômicas da categoria.


A Geração Z tem consumido menos álcool e encerrado a noite mais cedo, indicando mudanças no comportamento da vida noturna. Drinques diurnos e sabores mais adocicados, como os encontrados em aperitivos e licores, também vêm ganhando relevância.


“Nossa análise mostra que a busca por produtos com apelo de saudabilidade veio para ficar. Identificamos esse movimento no ano passado e, desde então, mês a mês, a presença desses itens no carrinho do consumidor só cresce, principalmente os produtos zero e proteicos, impulsionados pela onda fitness e pelo aumento da preocupação com a saúde”, comenta Priscila Ariani, diretora de Marketing da Scanntech.


No primeiro semestre do ano, os iogurtes avançaram 16,2%, as barrinhas 12,2% e os leites proteicos 12,9%, em comparação com 2024.


COMPARTILHAR
TAGS:Tendências de Consumo, Saudabilidade, Scanntech
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

RupturaConsumo

Ruptura nos supermercados chega a 13,1% em agosto

Corredor de supermercado - adobe stockConsumo

88% dos lares no Brasil já frequentam atacarejos

chocolates gôndolaConsumo

8 em cada 10 brasileiros substituíram produtos por opções mais baratas

cestaConsumo

Mesmo com aumento nos preços, itens de até R$ 5 permanecem nas gôndolas com embalagens menores e marcas mais acessíveis

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados