SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lucro bruto do Assaí aumenta 7,8% e alcança R$ 3,2 bilhões no 2º trimestre

09/08/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Centric Centric Software PLM Inovação Marca Própria

Quando incluir um novo produto? Esse software reduz erros ao gerenciar o sortimento

POR SA+ Branded Content

Conteúdo Patrocinado por Centric Software

EM 13/10/2021

Foto: iStock

É o momento de criar um corredor só para os produtos saudáveis ou a prioridade agora é ampliar a seção de itens para pets? Tenho marcas demais nas categorias de bebidas ou a boa rentabilidade compensa o baixo giro de alguns SKUs? Dúvidas como essas fazem parte da rotina do varejo alimentar, e a forma como essas questões são resolvidas pode significar resultados bem diferentes ao final do mês.

A responsabilidade de gerenciar corretamente o sortimento ficou maior no cenário atual, marcado pela alta da inflação e por mudanças intensas no comportamento de compra do shopper. Executar bem esse trabalho, no entanto, é algo complexo em um setor que trabalha simultaneamente com dezenas e dezenas de categorias. Quem pode ajudar toda a cadeia de distribuição brasileira a tornar mais simples e assertiva a definição das estratégias para o mix é a Centric Software, empresa fundada no Vale do Silício que é referência em Gestão do Ciclo de Vida do Produto (PLM, do inglês Product Lifecycle Management).

A Centric atende mais de 500 clientes em 32 países e registra taxa de retenção de 99%. Muitos deles são varejistas que geralmente iniciam a parceria com foco na gestão do ciclo de itens de marca própria, porém com o tempo passam a utilizar o software de PLM para gerenciar também outros produtos, definindo planos para o sortimento e o abastecimento das lojas.

O resultado tem sido menos dinheiro parado nos estoques, mais vendas e boa rentabilidade. Com o ambiente de planejamento característico do sistema, é possível saber previamente como qualquer produto – seja de marca própria ou de marca nacional – vai se comportar no sortimento de cada loja e quanto será preciso vender para manter determinada margem na categoria, apenas para citar alguns exemplos.

O plano de sortimento que integra o software de Gestão do Ciclo de Vida do Produto da Centric permite análises com alto nível de granularidade: por departamento, por linha de produto, por SKU, região, loja, etc. São muitos os resultados proporcionados na gestão do mix por parte de supermercados e seus fornecedores, conheça alguns deles:

Benefícios para o sortimento do varejo

- Maior sucesso na introdução de produtos;

- Otimização do sortimento para impulsionar o crescimento dos negócios;

- Viabilização de um mix multicanal, com determinados produtos posicionados somente no e-commerce ou apenas nas lojas físicas;

- Apoio ao desenvolvimento de marca própria;

- Impulsionamento nas margens obtidas.

Vantagens para a indústria

- Gerenciamento eficiente do portfólio de produtos;

- Ganhos de margem;

- Atualização do portfólio de itens sazonais e edições limitadas;

- Possibilidade da ampliação da distribuição a novas regiões.

Clique aqui e solicite uma demonstração do software de Gestão do Ciclo de Vida do Produto da Centric!

Leia também:

Como não errar nas estratégias de marca própria

Revolucione a gestão das marcas próprias

 

 

 

 

 

 

 

COMPARTILHAR
TAGS:Centric, Centric Software, PLM, Inovação, Marca Própria
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Assaí - Fachada - BarueriInovação

Dos grandes aos pequenos varejistas, inteligência artificial ganha espaço no setor

Muffato Go loja autônomaInovação

Saiba como funciona a tecnologia por trás do supermercado autônomo do Muffato

digital-shelf-label-rollbackInovação

Etiquetas eletrônicas avançam no varejo internacional

Rodolfo e BrunoInovação

Rede Sol e Supernosso: dois cases de sucesso em estratégia de InStore Media no Trade Connection

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados