Saiba como funciona a tecnologia por trás do supermercado autônomo do MuffatoSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rede Sol mostra como tradição pode se transformar em dados e tecnologia

24/09/2025

NEWSLETTER

Saiba como funciona a tecnologia por trás do supermercado autônomo do MuffatoSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Inovação Muffato Muffato Go Paraná

Saiba como funciona a tecnologia por trás do supermercado autônomo do Muffato

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 04/08/2025

Muffato Go loja autônoma

Foto: Divulgação


O Grupo Muffato opera, desde novembro de 2022, o Muffato Go, em Curitiba (PR), modelo de supermercado autônomo que dispensa o caixa convencional. No formato, o cliente entra, escolhe os produtos e sai, com a cobrança feita automaticamente no cartão de crédito cadastrado no aplicativo da rede.


O investimento foi de R$ 10 milhões. Para acessar a loja, é necessário baixar o aplicativo, realizar o cadastro e associar um cartão de crédito. O sistema gera um código QR utilizado para liberar a entrada.


Sensores e câmeras monitoram a movimentação, registram os produtos retirados das prateleiras e enviam as informações para um “carrinho virtual” vinculado ao usuário. Ao sair, a compra é processada automaticamente, e o recibo é enviado digitalmente.


A unidade possui 250 m² e cerca de 2.000 itens, com foco em compras rápidas. O espaço conta com um hall para que clientes possam baixar o aplicativo utilizando o Wi-Fi local.


O sistema utiliza a tecnologia da startup portuguesa Sensei, que combina inteligência artificial, visão computacional e sensores de peso. As câmeras, instaladas no teto, acompanham de forma anônima o trajeto e a vestimenta dos clientes, sem uso de reconhecimento facial. Sensores registram a retirada ou devolução de produtos, e um algoritmo integra essas informações para calcular o valor final da compra.


O projeto também envolveu parceiros como a Renovretail, responsável pela integração de sistemas, e a Elgin, que forneceu etiquetas eletrônicas de preço.


Laboratório do consumidor


A rede vê o Muffato Go como um laboratório para coletar e analisar dados de comportamento do consumidor, observando não apenas o que foi comprado, mas também itens que foram analisados e devolvidos às prateleiras.


Essas informações podem ser usadas para ajustar estoques, reorganizar layouts e oferecer promoções direcionadas.


O varejo autônomo no Brasil não é restrito ao Muffato. Antes, a Zaitt operou lojas nesse modelo, mas atualmente foca na comercialização da tecnologia para terceiros. O segmento também inclui os micromercados em condomínios e empresas, como o market4u, que já possui milhares de pontos de venda.


Enquanto isso, grupos como o Pão de Açúcar adotam abordagem mais cautelosa. Em 2019, o GPA testou internamente um sistema de “scan-and-go”, mas não avançou para implementação ampla. A automação levanta debates sobre emprego e privacidade.


A rede afirma que o modelo pode deslocar trabalhadores para funções de atendimento e consultoria, desde que acompanhados por programas de requalificação.


Em relação à proteção de dados, o uso da tecnologia exige conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e medidas de cibersegurança para proteger informações de pagamento e hábitos de compra.


Fonte: CPG

COMPARTILHAR
TAGS:Inovação, Muffato, Muffato Go, Paraná
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Dia_Mateus_Casino_Amigão_fusões_aquisiçõesExpansão

Amigão inaugura cinco lojas no PR após aquisição do Super Pão

FestvalExpansão

Festval chega a 35 lojas no Paraná com inauguração realizada hoje

DalbenInovação

Dalben eleva a experiência de compra com espaços pensados para cada fase da vida

Adobe Stock - Mulher com celularInovação

Taxa de conversão do e-commerce de supermercados é até 7 vezes maior no WhatsApp

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados