SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Seara Execução Exposição Precificação Ruptura Falta de produtos

Programa de execução diminui ruptura no varejo

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 06/02/2020

Para incentivar o crescimento de vendas e rentabilidade de suas categorias no varejo, a Seara tem apostado em inovações de maior valor agregado. Só no ano passado foram lançados cerca de 80 SKUs – a maioria com esse perfil. É o caso, por exemplo, dos produtos gourmet, orgânicos, à base de proteínas vegetais e de ingredientes naturais.

Além de colocar novidades que oferecem boas margens no mercado, a empresa também tem trabalhado em duas frentes: a implementação do gerenciamento por categorias e de um projeto de loja perfeita, voltado à execução em loja. O Programa Mais – Loja Perfeita da Seara, como é chamado, começou em julho de 2019 e já tem gerado bons resultados, como a queda da ruptura – o que impacta diretamente vendas e margem das categorias.

50% - Queda média na ruptura em lojas que aderiram ao projeto

Motivos: adequação da exposição à participação dos produtos; aumento da visibilidade; melhoria na reposição; identificação e solução de problemas de abastecimento que acabam beneficiando as categorias como um todo; sortimento adequado ao perfil do shopper na região

1500 - Número de lojas no programa de diversas regiões do País
Pré-requisito: contar com presença de promotores da Seara

2400* Número total de promotores no Brasil
* Inclui os que atendem lojas que não estão no programa

Confira as matérias complementares
Extraia o máximo das categorias da sua loja e recupere a margem perdida
Cafés: experiência no GC ajuda a criar conceito em nova loja

Entenda como funciona o programa

Segundo Thais Pizzi, gerente executiva de trade marketing da Seara, dar aos promotores e às lojas parâmetros para uma boa execução é um dos principais benefício do programa. 

 

Pilares do programa loja perfeita
Os itens abaixo estão entre os quesitos monitorados no projeto e resultam em notas para as lojas e seus respectivos promotores. A ideia é acompanhar a evolução:

  • Presença do sortimento recomendado (veja critérios de definição abaixo)
  • Implementação do planograma definido, com share de cada produto
  • Precificação dentro da faixa de variação recomendada
  • Boa utilização/aplicação do material de PDV fornecido

Sortimento recomendado
Esse é um pilar importante para o programa, que contribui bastante para o resultado do varejo. Trata-se de um mix mínimo ideal, definido a partir de dados sobre o consumidor, que são cruzados com pesquisas sobre hábitos e comportamento em cada região.

Precificação
1/3 
É o quanto se perde em vendas quando o produto está sem preço É por esse motivo que a checagem das etiquetas informando quanto custa o produto faz parte das tarefas previstas no projeto. Além disso, o programa Loja Perfeita também procura garantir que os preços estejam dentro de uma faixa  definida como ideal para o posicionamento do produto. “É uma recomendação que fazemos. Os clientes, evidentemente, praticam os valores que consideram alinhados ao seu negócio”, explica Thais.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                      LinkedIn                     ,                     Instagram                     e                     Facebook                     !

 

COMPARTILHAR
TAGS:Seara, Execução, Exposição, Precificação, Ruptura, Falta de produtos
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe Stock - StoreTendências

Geração Z impulsiona aumento dos supermercados e itens premium

Adobe StockSaudabilidade

Venda de produtos saudáveis cresce no varejo alimentar, com destaque para os proteicos

energia solar SearaSeara

70% das granjas da Seara usam energia solar

Exclusiva: índice de ruptura chega em 12,8% em dezembroPesquisa

Exclusiva: índice de ruptura chega em 12,8% em dezembro

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados