SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

5 comportamentos de consumo que o varejo precisa conhecer hoje

12/05/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

produtos locais marcas regionais parceiros regionais fornecedores fornecedores para supermercados varejo alimentar

Produtos locais proporcionam a chance do varejista assumir uma posição mais social

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 19/07/2022

Investir em um mix com produtos locais pode trazer diversas vantagens ao varejista, a começar pelo relacionamento com os clientes. “O consumidor está cada vez mais consciente de suas compras e busca se identificar mais com os produtos que consome.

As marcas locais acabam se destacando nesse aspecto, oferecendo produtos mais saudáveis, sustentáveis e com propósito”, explica Leila Okumura, cofundadora da Local.e , startup que conecta varejo a marcas regionais.

O consultor Ederson Varejo acredita que agregar produtos locais é a chance que o varejista tem de assumir uma posição mais social. “Ajudar o comércio local e a indústria pequena gerando emprego é ótima oportunidade para o varejista aproveitar, valorizando os produtos regionais e agregando também valor à sua marca e consolidando essa empresa”, ressalta.

Ganhos logísticos estão entre as vantagens das marcas locais para os varejistas, além de maior proximidade no relacionamento. O consultor Ederson Varejo recomenda fazer uma visita técnica ao fornecedor e avaliar produção e qualidade dos produtos

Benefícios na opinião do varejo

Princesa (RJ)

  • “O fator social ajuda, mas, sem algumas seguranças, a conta não fecha para o varejo”, avalia João Marcio Castro, gestor comercial da rede Princesa Supermercados. Para ele:
  • “O interesse do consumidor passa por diversos fatores. Ser regional preenche uma parte desse interesse. É preciso aliar diversos outros requisitos que agreguem valor. Ser produto local não é garantia de sucesso”, diz Castro

Com 26 unidades no Estado do Rio de Janeiro, a rede lembra que tributação pode ser um ponto forte ao trabalhar itens produzidos localmente. “Por se tratar de transação dentro do Estado, há possibilidade de ganho tributário”, avalia o gestor do Princesa

Super Nosso (MG)

Para Edmilson Anacleto Pereira, diretor comercial do Grupo Super Nosso, o principal benefício é o envolvimento quase emocional do consumidor com as marcas. Ele se refere ao “orgulho de pertencer e dede valorizar o que é da região, além da economia circular”. Em linha com isso, a empresa:

  • Criou o projeto Mineiridade, dedicado aos itens com produção no Estado
  • Nele, estão incluídas marcas mineiras, começando pelas categorias em que elas são predominantes, como pão de queijo, queijos, doces, cervejas artesanais, frutas e legumes
  • Soma-se a elas a categoria de carnes, com a criação de gado Angus de alta qualidade para a marca própria de carnes da empresa, feita no norte de Minas, gerando emprego e renda para a população local. Há ainda produtos como peixes, chocolates, vinhos e azeites

Super Nosso: variedade de produtos regionais no mix
Segundo a empresa, o consumidor estabelece um relacionamento emocional com esses itens


Foto: Divulgação

Matéria publicada originalmente na revista SA Varejo de julho/2022

 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                 LinkedIn                                                                 ,                                                                 Instagram                                                                 e                                                                  Facebook

 

 

COMPARTILHAR
TAGS:produtos locais, marcas regionais, parceiros regionais, fornecedores, fornecedores para supermercados, varejo alimentar, varejistas, supermercadistas, supermercados
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

dsfsdfMovimentação

Danone tem novo vice-presidente de vendas e trade

dasfadInauguração

Com inauguração, Rede Top alcança aporte de R$ 40 milhões em cidade catarinense

Calendário junino aquece as gôndolas e mobiliza indústrias com ações promocionaisFesta Junina

Calendário junino aquece as gôndolas e mobiliza indústrias com ações promocionais

Ativação Festa JuninaFesta Junina

Alta nas vendas de produtos juninos exige abastecimento antecipado dos supermercados

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados