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12/05/2025
Produtos locais proporcionam a chance do varejista assumir uma posição mais social
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 19/07/2022
Investir em um mix com produtos locais pode trazer diversas vantagens ao varejista, a começar pelo relacionamento com os clientes. “O consumidor está cada vez mais consciente de suas compras e busca se identificar mais com os produtos que consome.
As marcas locais acabam se destacando nesse aspecto, oferecendo produtos mais saudáveis, sustentáveis e com propósito”, explica Leila Okumura, cofundadora da Local.e , startup que conecta varejo a marcas regionais.
O consultor Ederson Varejo acredita que agregar produtos locais é a chance que o varejista tem de assumir uma posição mais social. “Ajudar o comércio local e a indústria pequena gerando emprego é ótima oportunidade para o varejista aproveitar, valorizando os produtos regionais e agregando também valor à sua marca e consolidando essa empresa”, ressalta.
Ganhos logísticos estão entre as vantagens das marcas locais para os varejistas, além de maior proximidade no relacionamento. O consultor Ederson Varejo recomenda fazer uma visita técnica ao fornecedor e avaliar produção e qualidade dos produtos
Benefícios na opinião do varejo
Princesa (RJ)
- “O fator social ajuda, mas, sem algumas seguranças, a conta não fecha para o varejo”, avalia João Marcio Castro, gestor comercial da rede Princesa Supermercados. Para ele:
- “O interesse do consumidor passa por diversos fatores. Ser regional preenche uma parte desse interesse. É preciso aliar diversos outros requisitos que agreguem valor. Ser produto local não é garantia de sucesso”, diz Castro
Com 26 unidades no Estado do Rio de Janeiro, a rede lembra que tributação pode ser um ponto forte ao trabalhar itens produzidos localmente. “Por se tratar de transação dentro do Estado, há possibilidade de ganho tributário”, avalia o gestor do Princesa
Super Nosso (MG)
Para Edmilson Anacleto Pereira, diretor comercial do Grupo Super Nosso, o principal benefício é o envolvimento quase emocional do consumidor com as marcas. Ele se refere ao “orgulho de pertencer e dede valorizar o que é da região, além da economia circular”. Em linha com isso, a empresa:
- Criou o projeto Mineiridade, dedicado aos itens com produção no Estado
- Nele, estão incluídas marcas mineiras, começando pelas categorias em que elas são predominantes, como pão de queijo, queijos, doces, cervejas artesanais, frutas e legumes
- Soma-se a elas a categoria de carnes, com a criação de gado Angus de alta qualidade para a marca própria de carnes da empresa, feita no norte de Minas, gerando emprego e renda para a população local. Há ainda produtos como peixes, chocolates, vinhos e azeites
Super Nosso: variedade de produtos regionais no mix
Segundo a empresa, o consumidor estabelece um relacionamento emocional com esses itens
Foto: Divulgação
Matéria publicada originalmente na revista SA Varejo de julho/2022
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