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Calendário junino aquece as gôndolas e mobiliza indústrias com ações promocionais

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 09/05/2025

Calendário junino aquece as gôndolas e mobiliza indústrias com ações promocionais

Foto: Divulgação


Durante a sazonalidade, fabricantes e distribuidores intensificam ações promocionais, lançam produtos para o período e investem em materiais temáticos para melhorar a atratividade das gôndolas.


Ao alinhar as iniciativas das indústrias a estratégias, como calendário de ativações, foco nos itens de maior giro e posicionamento de destaque, você pode criar campanhas mais assertivas. Dessa forma, eleva as vendas e fortalece o relacionamento com os consumidores.


Confira as estratégias de algumas indústrias para o período:


General Mills


As Festas Juninas são a temporada de negócios mais importante para a empresa no Brasil. As categorias típicas da data chegam a dobrar ou até triplicar as vendas. Neste ano, a empresa planeja mais de 29.000 execuções e espera manter o crescimento acima de duplo dígito no varejo. Para isso, investirá em ativações com barracas de diversos tamanhos, algumas com telas que transmitirão uma programação exclusiva e músicas.


Sammi Calderon, diretor sênior de vendas da empresa no País, conta que a companhia irá expandir sua presença para novas regiões, aumentando a eficiência da distribuição.


Segundo o executivo, a decoração das unidades é essencial. “Além disso, existem diversas estratégias que vão desde o uso de displays visuais chamativos, uma boa sinalização, até a organização adequada dos produtos”, conta.


Outro ponto-chave destacado por Calderon é a questão da regionalidade. “Nossos gerentes trabalham com dados e informações para personalizarmos as ações de cada região, de acordo com cada cliente".

Entender as particularidades e adaptar as ações com base em dados é importante para planejar bem e garantir que o consumidor encontre tudo o que precisa, Calderon complementa.

Lançamentos 


A empresa vai expandir a farofa Yoki Caseiríssima para todo o Brasil. Até então o produto estava concentrado em SP, RJ e no Sul. Os salgadinhos Yokitos, por sua vez, receberão nova identidade visual e serão lançados dois novos sabores de pipoca de micro-ondas. A Yoki é a mais lembrada quando o assunto é Festas Juninas, de acordo com pesquisa do Grupo Stefanini.


Aumento nas vendas entre maio e julho: pipoca (100%), canela e cravo, em receitas como o arroz-doce e vinho quente (70%), snacks (50%), canjica (3 vezes mais).


Produtos Yoki mais vendidos: pipoca de micro-ondas, snacks de amendoim, batata-palha, paçoca, pé de moleque, canjuca e fubá.
Kitano: canela, cravo e erva-doce.


Santa Helena


Com cerca de 60.000 PDVs, a Santa Helena responde hoje por quase 25% do consumo de amendoim do Brasil, e o período junino traz aumento nas vendas todos os anos.


Para ajudar os varejistas, a empresa aconselha materiais temáticos nas lojas e incentiva a criação de experiências interativas e instagramáveis. Outras estratégias são as degustações, materiais promocionais e sortimento estratégico.


Mas, claro, cada loja deve executar a estratégia mais adequada para o seu formato, levando em consideração não somente o mix, mas também a missão do shopper e jornada. 


“Compreendendo que o produto precisa estar exposto de forma encantadora, independentemente do tamanho da loja. Desenvolvemos materiais que se adaptam a cada jornada, como displays de balcão, destacadores de gôndola, wobblers e bandeirinhas”, conta Breno Carvalho, gerente executivo de marketing da Santa Helena.


Carvalho também aponta que outra possibilidade é cocriar ações com varejistas e explorar ferramentas de fidelização e cuponagem para direcionar o shopper à ação.


Lançamentos


Para este ano, Carvalho adianta que haverá novidades no portfólio. “Além da Paçoquita Pamonha, que faz sucesso há alguns anos, em 2025 lançaremos um novo sabor inspirado na região Nordeste, propondo a fusão de dois doces amados. Temos também outras novidades em caráter de collab, que certamente surpreenderão positivamente os fãs de Paçoquita”, adianta o gerente. 


A categoria de paçocas cresceu 70% durante a data. Houve também aumento de 50% nas vendas de pasta de amendoim e de amendoim triturado no período.


Produtos mais vendidos: Paçoquita, pé de moleque, Gibi e Mendorato.


AB Mauri


As vendas de Festas Juninas movimentam as categorias de panificação e confeitaria, chegando a ter entre 25% e 35% de aumento durante o período. Por isso, a AB Mauri aposta em sua linha de massas prontas para bolo na sazonalidade.


Para impulsionar as vendas no PDV, a empresa recomenda destacar os itens típicos sem deixar de lado os de valor agregado diferenciados, que, inclusive, têm crescido muito na preferência do consumidor quando o assunto é pré-mistura para bolo.


É importante o varejo entender o seu público e adaptar o mix, evitando rupturas de produtos essenciais para oferecer uma experiência completa ao consumidor, destaca Brenda Lisboa, diretora da BU de Consumo da AB Mauri Brasil.

O período que compreende as festas juninas apresentou crescimento médio de 30% nas vendas em relação ao restante do ano.


Produtos mais vendidos: Massas prontas nos sabores chocolate, chocomousse, milho, aipim e coco – todos da marca Fleischmann.


Lançamentos: Pré-Mistura de Bolo Torta Limão Fleischmann e Pré-Mistura para Bolo Pão de Queijo Fleischmann.


Leia mais:


Alta nas vendas de produtos juninos exige abastecimento antecipado dos supermercados




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TAGS:Festa Junina,Supermercados, Campanhas,ABRIL-2025: SA+ Especial Marcas 2025
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