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13/05/2025
Alta nas vendas de produtos juninos exige abastecimento antecipado dos supermercados
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 09/05/2025

Foto: Divulgação
Pipoca, milho, amendoim, bolos e doces industrializados são alguns dos itens mais procurados durante as Festas Juninas, e varejistas precisam se preparar com antecedência para garantir um estoque abastecido e evitar frustrações dos clientes.
Investir em decorações, aplicar cross merchandising e fazer parcerias com a indústria para ativações no PDV e no e-commerce também são algumas estratégias que podem auxiliar na conquista de um faturamento positivo durante a data.
O período também se destaca pela duração de dois meses e intenção de compras. Um levantamento da Globo Gente indica que 85% dos consumidores declaram gastar mais nas Festas Juninas do que no Carnaval. Uma pesquisa do Grupo Stefanini também aponta que 71% das pessoas consideram o consumo de comidas típicas sua principal atividade durante a data. As bebidas típicas são o foco de 35% dos entrevistados.
A regionalidade também é um ponto importante. Apesar de todo o Brasil comemorar a data, há algumas diferenças entre os itens mais consumidos.
Em termos gerais, a primeira semana de junho e a de julho são as mais fortes no faturamento da cesta de Festas Juninas, enquanto as duas últimas semanas de julho possuem a menor concentração de vendas da sazonalidade. Os meses que antecedem a data e os posteriores a ela também apresentam crescimento em relação aos demais, segundo dados da Scanntech.
Não tem como fugir: saudabilidade é tendência até na data. O consumo de paçocas sem açúcar apresentou alta de 23%. O número representa crescimento de 1,7% em relação à versão original do doce.
Breve panorama de 2024
A classe B foi a que mais comprou cestas juninas, enquanto as classes A e D foram as menos representativas. Os dados também indicam que, dentre as regiões, os maiores índices de crescimento foram no Nordeste (12,7%) e Sudeste (11,1%).
Outro levantamento, dessa vez da Scanntech, aponta que durante junho e julho houve um crescimento de 12,7% no faturamento dos itens da cesta sazonal – amendoim, bolo, coco ralado, doce de leite, doce industrializado pronto, canjica, leite de coco, milho, milho para pipoca, mistura em pó para bolo, pão de hot dog, pipoca, salsicha.
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