ÚLTIMAS NOTÍCIAS
12/05/2025
5 comportamentos de consumo que o varejo precisa conhecer hoje
POR Melissa Lulio
EM 12/05/2025

Exigente, cauteloso e hiperconectado. Esse é o consumidor da atualidade, de acordo com relatórios de consultorias como Accenture, Euromonitor, McKinsey e Nielsen. Fatores como inflação persistente, excesso de opções, saturação digital e preocupações com sustentabilidade estão moldando os novos padrões de consumo e compreender essas transformações é essencial para que marcas e varejistas se mantenham relevantes e competitivos.
As tendências apontam para um consumidor que valoriza experiências personalizadas, busca conveniência, prioriza o custo-benefício e está cada vez mais atento à autenticidade das marcas. Além disso, há uma crescente adoção de tecnologias como inteligência artificial para facilitar decisões de compra e uma maior abertura para modelos de consumo sustentáveis, como o mercado de segunda mão.
Tendências de comportamento
Consumidores sobrecarregados e indecisos
• 74% dos consumidores abandonaram compras devido à sensação de sobrecarga diante de muitas opções e informações. Além disso, 73% sentem-se confusos com a variedade de produtos disponíveis. Isso destaca a necessidade de simplificar a jornada de compra e oferecer experiências mais personalizadas.
(Accenture)
Busca por valor e economia
72% dos consumidores estão preocupados com o aumento dos preços de itens essenciais, levando 48% a planejar economizar mais. Esse comportamento, denominado "Value Hackers", reflete uma tendência de consumidores buscando maximizar o valor de suas compras.
(Euromonitor)
Adoção de tecnologias de IA
Consumidores estão cada vez mais abertos ao uso de inteligência artificial para personalizar suas experiências de compra. Isso inclui a utilização de chatbots e recomendações baseadas em IA para facilitar decisões de compra.
(Euromonitor)
Valorização da conveniência
Consumidores estão dispostos a pagar mais por conveniência, mesmo em meio a pressões inflacionárias. Isso inclui serviços como entregas rápidas e experiências de compra simplificadas.
(Accenture)
Necessidade de experiências inspiradoras
75% dos consumidores estão em busca de inspiração durante as compras, indicando uma oportunidade para o varejo criar experiências mais envolventes e emocionantes
(Accenture)
Notícias relacionadas

M. Dias Branco registra alta de 113% nas vendas em 6 meses, com apoio da Neogrid

Heineken transforma a paixão pela Champions League em resultados de negócio

84% dos brasileiros aprovam experiências personalizadas que têm como base o histórico de compra

O varejo como experiência: a aposta da Target para atrair consumidores
Melissa Lulio
Conteúdo