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Preço é um dos fatores que mais influencia a decisão de compra online, mas há falhas

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 05/01/2023

Foto: Stock Adobe

De acordo com a pesquisa feita pela solução Lett da Neogrid em parceria com o Opinion Box, 73,7% dos consumidores acreditam encontrar as melhores ofertas no e-commerce. O preço é um dos fatores que mais influencia a decisão de compra online para 78% dos consumidores, de acordo com os dados do EQI (E-commerce Quality Index), desenvolvido pela solução Lett da Neogrid.

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Os especialistas Filipe Silveira, diretor de vendas da Neogrid, e Carlos Schmiedel, head das soluções Predify, ambas empresas integrantes do Ecossistema Neogrid, falaram com SA Varejo sobre o tema e trouxeram dicas para os varejistas

“A estratégia de preço praticada pelo varejo pode ser impactada por diversos fatores, sendo eles: ações promocionais, sazonalidade, necessidade de aumento da margem de lucro, dentre outros. Entender o motivo pelo qual o produto está sendo anunciado por um preço acima do considerado ideal é fundamental para evitar perder vendas no e-commerce”, ressaltam. 

Ações promocionais não estão sendo aproveitadas

O Panorama de Consumo referente ao primeiro semestre de 2022, realizado de acordo com dados de diversas consultorias, revelou que as ações promocionais tiveram um retorno baixo do investimento.

Quando o varejo define um mix de produtos para promover online é importante que vários aspectos sejam observados. Alguns deles são disponibilidade de estoque, preço, informações nas páginas de produto, como título, descrição e imagem. 

Porém, nem sempre isso acontece. As informações completas e claras são fundamentais para que o consumidor consiga concluir sua compra sem atrito e com a certeza de que está adquirindo o produto que realmente deseja. 

Os especialistas indicam algumas das ações que impactam diretamente na decisão de compra online, de acordo com o EQI:

  • Oferecer o máximo de informações possíveis na descrição
  • Otimizar o título do produto utilizando as palavras-chaves adequadas
  • Categorizá-los de acordo com o segmento 
  • Disponibilizar imagens corretas do produto 

Segundo os dados da última edição do EQI de Saúde, Higiene e Beleza, por exemplo, os varejos do segmento ficaram com nota média de 41 pontos, 31,6% abaixo do recomendado (60 pontos), indicando que ainda há muito o que melhorar no que diz respeito à qualidade das informações nas páginas de produtos online. 

“O consumidor é cada vez mais omnichannel e busca ter a mesma experiência no online e no físico, portanto, se as informações não forem claras e completas, a chance de ele desistir da compra ou ir para a concorrência é muito grande”, definem. 

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TAGS:preço, varejo, e-commerce, digital, ações promocionais, comunicação no varejo
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