SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Trade ConnectionTrade marketing JBPParceria Colaborativa

Por que o JBP é o primeiro passo para um trade orientado a resultados

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 07/05/2024

Prateleiras

Foto: Adobe Stock

O trabalho colaborativo começa com um JPB (Joint Business Plan) bem elaborado, que tenha como diretriz principal as necessidades do consumidor e, consequentemente, beneficie os negócios do varejo e da indústria. Nesse momento, a atuação do trade marketing é fundamental, o que se acentua ainda mais durante a execução do que foi planejado. Afinal, é preciso medir e acompanhar para entender se há necessidade de corrigir rotas e garantir que, no final do ciclo, as metas estabelecidas sejam alcançadas. 


Em outras palavras, é preciso que o trade marketing se torne cada vez mais estratégico – ponto que será abordado durante o Trade Connection, maior evento de trade marketing do País ( Clique aqui e saiba mais ). Para tornar o planejamento mais eficiente, a SA+ Trade, que promove o encontro, listou alguns parâmetros que podem ajudar profissionais da área. Confira a seguir: 


Planeje o que é capaz de cumprir

  • Pode parecer óbvio, mas, muitas vezes, são colocadas grandes expectativas sobre o JBP. Contudo, sem processos e disciplina o planejamento não sai do papel.
  • Os planos precisam ser compatíveis com a estrutura das equipes, tanto do varejo como da indústria.
  • As metas devem ser "pé no chão" e avançar passo a passo.
  • Apoie-se nas soluções tecnológicas. Elas ajudam a ter mais produtividade, permitindo que o varejo e a indústria enxerguem os mesmos dados.


Considere o comportamento do consumidor e as particularidades de cada canal

  • Os dados trazem granularidade ao planejamento, além de decisões mais assertivas e alinhadas aos objetivos.
  • Outro fator para o sucesso do JBP e da relação entre as duas partes é a criação de uma política que reconheça as peculiaridades de cada canal.


Confiança entre parceiros

  • Não há parceria sem confiança e troca verdadeira. Muitos compartilhamentos de informação ainda acontecem de forma parcial, mas é preciso caminhar cada vez mais em direção a um modelo colaborativo.
  • Quanto maior a transparência, maior a qualidade nas ações.
COMPARTILHAR
TAGS:Trade Connection,Trade marketing, JBP,Parceria Colaborativa
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe StockExperiência do Shopper

A era da cocriação: mais do que nunca, o cliente é o protagonista das estratégias de trade

Adobe StockGeração Z

Veja como as estratégias de trade marketing são impactadas pela Geração Z

Supermercado corredor congelados IA Adobe StockEstratégia

Confira 5 indicadores de trade marketing que podem potencializar a inteligência competitiva do seu negócio

Vendas no varejo alimentar aumentam 1,7% em outubroAções estratégicas

Triple Win: a estratégia que transforma Trade Marketing em resultado real

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados