SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

22/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

GfK UOL Mercado Livre Nielsen Black Friday Copa do Mundo

Pesquisas mostram que comidas e bebidas terão destaque na Black Friday e Copa do Mundo

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 31/10/2022

Foto: Stock Adobe

Pesquisa realizada pela GfK mostra que bebidas, adega, cervejeiras e TVs estão na mira dos consumidores que pretendem ir às compras durante a Black Friday e a Copa do Mundo. Pelo levantamento, a intenção de compras de bebidas, adega e cervejeiras, juntas, representam 55% do total de intenção, sendo 34% para bebidas e 21% para adegas e cervejeiras.

[noticiasRelacionadas]

Na terceira posição aparece TVs, com 19% das intenções de compra. Todo o ano de Copa do Mundo as vendas de TV tendem a ter um crescimento adicional de 5 pontos porcentuais, por conta do evento, e 2022 está caminhando para esse resultado positivo. O fechamento do mês de agosto já mostra um acumulado de 2,8%, segundo dados da GfK.

Com a Copa e a Black Friday acontecendo simultaneamente, Fernando Baialuna, diretor de Negócios e Varejo da GfK, explica que este ano, o comércio tende a antecipar o período de ofertas, levando para o consumidor um tempo mais extenso para avaliar as ofertas. “Os varejistas já começam a apresentar suas promoções para a Black Friday e os consumidores estão de olho nos itens que os interessam. Nesse momento, a transparência e a clareza da oferta serão o diferencial. Com um tempo para pesquisas e comparações de preços maior, a marca deve deixar muito claro se aquele será o menor preço de toda a temporada, para não haver frustrações em seus clientes.”

Com a queda recente da inflação, o levantamento feito pela GfK aponta que mais de 70% do público declara estar com mais dinheiro disponível para compra em relação a 2021 e mais da metade afirma que comprará mais na Black Friday para garantir os descontos. A pesquisa também destacou que enquanto 67% das pessoas afirmam que farão suas compras no dia da Black Friday, 49% pretendem fazer suas compras entre 30 e 7 dias antes do evento, essa intenção era menor em 2021, 44%. A escolha do canal de vendas repete a tendência histórica, pois os consumidores apontam as lojas online como o grande preferido, sendo escolhido por 55% do público, enquanto 45% estão de olho nas promoções nas lojas físicas.

A Pesquisa Black Friday 2022, desenvolvida pelo UOL, também mostra que juntos, a Black Friday e a Copa do Mundo podem ser uma combinação positiva para as vendas. O estudo, realizado anualmente, mostra que a maior parte dos respondentes da pesquisa (76%) afirmou não saber que o primeiro jogo do Brasil ocorrerá um dia antes da Black Friday, dia 24 de novembro. Diante desta informação, 42% disseram que isso impulsionará seu interesse em comprar mais produtos na Black Friday.

Além disso, 31% dos brasileiros pretendem comprar ou consumir mais, influenciados pelo megaevento esportivo. As categorias mais citadas como de interesse do público foram vestuário, televisão, cerveja, smartphones e salgadinhos. Esses números apontam uma oportunidade para as marcas e comércios, que podem se preparar com antecedência para o período.

Para Paulo Samia, CEO do UOL Conteúdo e Serviços, o estudo aponta que a combinação das duas datas é, na verdade, uma ótima oportunidade para as empresas se conectarem com o consumidor e alavancarem as vendas. “O mercado está cada vez mais competitivo e o consumidor mais exigente. Diante disso, para ter mais sucesso na Black Friday, é preciso investir em estratégias pensadas nas necessidades do seu público-alvo e elaborar métodos para se diferenciar dos concorrentes. Os dados da pesquisa apontam que além de preços mais baixos, fatores como frete, agilidade, múltiplas opções de produtos e confiança no momento da venda são questões que influenciam na tomada de decisão de compra do cliente", conclui.

Além da Black Friday e da Copa do Mundo, o Natal e o Revéillon, também são datas propícias ao consumo. Um levantamento da Nielsen com a Toluna aponta que eletrodomésticos e celulares representam 59% e 57%, respectivamente, dos desejos de consumo dos brasileiros para a Black Friday de 2022. Em seguida, vem vestuário com 56%.

Já um levantamento realizado em maio de 2022 pela Behup relaciona o consumo da Copa do Mundo com a Black Friday e aponta que as categorias que lideram a expectativa deste ano são roupas e acessórios (20%), eletrônicos (15%) e compras de supermercado (14%).  

As pesquisas da Nielsen com a Toluna e Behup apontam que os maiores índices de consumo entre a Black Friday e Copa serão eletrônicos, roupas e acessórios, respectivamente. Entretanto, o Mercado Livre acredita que a venda de comidas e bebidas no período da Copa seja 37% maior do que a de eletrônicos pelos lojistas do seu marketplace.

Isso explica o comportamento do consumidor diante de um dos eventos mais aguardados do ano. “As pessoas têm o hábito de se reunir para assistir aos jogos consumindo bebidas e petiscos, seja pela TV ou por smartphones com tecnologia mais avançada”, destaca o Claudio Dias, CEO da Magis5, hub de automação e gestão de e-commerce em marketplaces.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:        LinkedIn       ,       Instagram               Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:GfK, UOL, Mercado Livre, Nielsen, Black Friday, Copa do Mundo
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

e-commerceE-commerce

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

Adobe Stock - RTD e Cervejas especiaisPesquisa

Bebidas alcoólicas prontas para o consumo são apontadas como as que mais combinam com o Carnaval

Pão de Açúcar - GPA _ fachadaResultados

4T24: Pão de Açúcar e Extra Mercado apresentam o maior avanço nas vendas em mesmas lojas desde 2022

Adobe Stock  - CervejasMarketplace

Busca por itens de supermercado no Mercado Livre cresce 34%

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados