ÚLTIMAS NOTÍCIAS
02/06/2025
Pesquisa mostra que sustentabilidade tem papel importante na vida do brasileiro
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 17/02/2023
Foto: Stock Adobe
Estudo realizado pela Teads, plataforma global de mídia, em conjunto com a Kantar, líder mundial em dados, insights e consultoria: A pesquisa "Desenvolvimento Sustentável: marcas e publicidade no Brasil", mostra que 9 em cada 10 brasileiros afirmaram que a sustentabilidade desempenha um papel importante em suas vidas.
[noticiasRelacionadas]
Da mesma forma, à medida que o foco das preocupações se afasta de questões como a pandemia ou a guerra da Ucrânia, o interesse e a atenção para questões relacionadas às alterações climáticas e o meio ambiente, como a poluição do ar, das águas e a escassez de recursos naturais estão ganhando força. 87% dos respondentes procuram fazer um uso racional da água, 76% controlam o consumo de eletricidade, 68% reutilizam embalagens e 67% já se acostumaram a separar o lixo para reciclagem.
A maioria dos entrevistados (61%) consideram insuficientes os esforços das empresas quando o assunto é ESG. Outro ponto destacado no estudo é que oito em cada 10 brasileiros afirmam deixar de consumir produtos de marcas que testam em animais e o mesmo número busca informações sobre práticas sustentáveis das companhias das quais compram produtos ou serviços.
Mais da metade dos respondentes indicaram que gostariam de ver suas marcas favoritas sendo verdadeiramente mais sustentáveis, mesmo dizendo não conhecerem muitas, e outros 46% afirmam trocar de marca caso descubram que ela não é sustentável.
Diante deste cenário, as principais ações que as empresas devem levar em conta são, de acordo com as opiniões recolhidas, o uso de materiais recicláveis (86%) e o apoio a causas sociais (82%). Entre algumas das observações, por ordem de importância, destacam-se que o produto deve ser livre de plástico (79%), cruelty free (74%), orgânico (74%), ecofriendly (73%) e vegano (53%).
Entre as categorias de empresas cujas mensagens de sustentabilidade são mais confiáveis para os consultados encontram-se as marcas ou empresas de tecnologia, seguidas do mercado de beleza e cuidado pessoal.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram e Facebook
Notícias relacionadas

Missões de abastecimento crescem 15% nos supermercados de vizinhança

Preço continua sendo um dos maiores empecilhos na escolha por marcas sustentáveis

Café da manhã e refeições para viagem são oportunidades para elevar as vendas do varejo
