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30/05/2025
Perdas na frente de caixa disparam nos supermercados brasileiros
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 01/04/2020
As perdas de alimentos perecíveis na frente de caixa saltaram 181% com o aumento no fluxo de clientes nos supermercados brasileiros, em razão da pandemia de Covid-19. Especificamente em relação às frutas, legumes e verduras, o cenário é ainda pior, com avanço de 254% no índice de perdas registrado na área de PDV, em comparação com as incidências anteriores à crise do Coronavírus. A constatação é de levantamento da área de monitoramento da Gunnebo, empresa fornecedora de soluções para a proteção eletrônica no varejo.
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Os dados foram obtidos junto aos clientes usuários do Gatecash, tecnologia da Gunnebo que atua integrado ao software de automação comercial de frente de caixa da empresa e reúne imagens, vídeos e áudios captados no PDV, com o diferencial de produzir a contagem cruzada com o que foi efetivamente registrado “Habitualmente, a frente de caixa já é uma das áreas mais sensíveis da loja, responsável por cerca de 30% das perdas. Mas o que constatamos recentemente foram índices muito acima da curva”, revela Vanessa Urbieta, gestora do Gatecash. Uma das surpresas foi a constatação de que as perdas na frente de caixa aumentaram muito até mesmo nos produtos não perecíveis, a exemplo de arroz, açúcar, cerveja, papel higiênico e refrigerantes.
O que ocasiona perdas na frente de caixa
Na análise de Vanessa, 90% das perdas no PDV dos supermercados foram geradas por erros operacionais. “Grandes filas se formaram e os operadores de caixa ficaram totalmente expostos e na linha de frente dessa situação. O medo, a falta de concentração na atividade e a vontade de acelerar o processo de passagem dos produtos são fatores impactantes para o resultado da operação. Tudo isso favorece os erros”, argumenta.
“Além dos erros operacionais, pela crise financeira que se põe ainda mais forte, o caixa pode ser um ambiente vulnerável para situações de conluios nas passagens dos produtos e de desvio de dinheiro. Nesses casos, é preciso investigar a causa-raiz. Por isso, a necessidade do varejista em controlar essa operação por meio de tecnologias, processos bem amarrados e pessoas aderentes à cultura de prevenção de perdas da companhia”, completa a gestora da Gunnebo, empresa que envia relatórios com os vídeos analíticos e os cupons fiscais registrados às empresas monitoradas.
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