SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Omnicanalidade na prática: Como ganhar eficiência e aprimorar a experiência do cliente

01/06/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

e-commerce marketplace SA Varejo SBVC

Pela primeira vez, mais de 50% dos supermercados mantêm operação online

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 23/08/2021

Foto: istock

O relatório anual “300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro”, elaborado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), mostra que pela primeira vez, mais de 50% das supermercadistas investiram em operação on-line (eram menos de 30% em 2019). Com isso, o número de empresas quase dobrou em relação a edição anterior, atingindo 76 companhias em 2020. “A maior aceleração no on-line na pandemia foi, sem dúvida, no varejo de alimentos, efeito do isolamento social que levou ao home office”, afirma o sócio e fundador da Varese Retail, Alberto Serrentino.

Pesquisa realizada pela revista SA Varejo de junho, mostrou que o varejo regional investiu mais de R$ 17 bilhões em tecnologia, sendo que 72% dessas redes investiram em soluções de e-commerce. Seis em cada 10 redes regionais adquiriram soluções de inteligência de dados e 34% dos varejos regionais dedicaram recursos à compra de tecnologias voltadas às lojas.

De acordo com o levantamento da SBVC, no marketplace, especificamente, que inclui a venda de lojistas médios e pequenos e a venda da própria rede que opera a plataforma, as cinco maiores companhias somaram R$ 123,9 bilhões em vendas transacionadas por esses shoppings virtuais em 2020, 81% acima de 2019 - ritmo de expansão também superior à média do comércio eletrônico. Lideram esse segmento, nesta ordem, Mercado Livre, Magazine Luiza, Americanas, Via e Carrefour.

“O avanço do marketplace, após a pandemia, é crescente dentro da venda digital, e levou a uma invasão dos pequenos e médios negócios nessas plataformas. Todo mundo ganhou, a digitalização do comércio brasileiro vem ocorrendo, mas a força das varejistas líderes faz diferença numa crise, quando já ter um ecossistema mais parrudo faz diferença”, disse Serrentino. “Vai ser difícil [ao lojista] escalar sem estar conectado às grandes plataformas”.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                   LinkedIn                                                  ,                                                  Instagram                                                  e                                                  Facebook                                                  !

 

COMPARTILHAR
TAGS:e-commerce, marketplace, SA Varejo, SBVC
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

MercadonaImersão

Ao transferir conhecimento a fornecedores, varejista impulsiona colaboração na prática

Adobe Stock tecnologia supermercado gôndolaTecnologia

Inovação foi responsável por mais da metade do aporte bilionário da indústria de alimentos em 2024

Missão Lisboa 2025Varejo Internacional

Como liderar o varejo com marca própria e estratégias personalizadas para o público-alvo

Dia Supermercados DivulgaçãoVarejo

Dia Supermercado volta ao iFood com foco em expansão do delivery na capital paulista

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados