SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

1º semestre é marcado por queda no volume das vendas e aumento de quase 6% no faturamento

09/07/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

e-commerce marketplace SA Varejo SBVC

Pela primeira vez, mais de 50% dos supermercados mantêm operação online

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 23/08/2021

Foto: istock

O relatório anual “300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro”, elaborado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), mostra que pela primeira vez, mais de 50% das supermercadistas investiram em operação on-line (eram menos de 30% em 2019). Com isso, o número de empresas quase dobrou em relação a edição anterior, atingindo 76 companhias em 2020. “A maior aceleração no on-line na pandemia foi, sem dúvida, no varejo de alimentos, efeito do isolamento social que levou ao home office”, afirma o sócio e fundador da Varese Retail, Alberto Serrentino.

Pesquisa realizada pela revista SA Varejo de junho, mostrou que o varejo regional investiu mais de R$ 17 bilhões em tecnologia, sendo que 72% dessas redes investiram em soluções de e-commerce. Seis em cada 10 redes regionais adquiriram soluções de inteligência de dados e 34% dos varejos regionais dedicaram recursos à compra de tecnologias voltadas às lojas.

De acordo com o levantamento da SBVC, no marketplace, especificamente, que inclui a venda de lojistas médios e pequenos e a venda da própria rede que opera a plataforma, as cinco maiores companhias somaram R$ 123,9 bilhões em vendas transacionadas por esses shoppings virtuais em 2020, 81% acima de 2019 - ritmo de expansão também superior à média do comércio eletrônico. Lideram esse segmento, nesta ordem, Mercado Livre, Magazine Luiza, Americanas, Via e Carrefour.

“O avanço do marketplace, após a pandemia, é crescente dentro da venda digital, e levou a uma invasão dos pequenos e médios negócios nessas plataformas. Todo mundo ganhou, a digitalização do comércio brasileiro vem ocorrendo, mas a força das varejistas líderes faz diferença numa crise, quando já ter um ecossistema mais parrudo faz diferença”, disse Serrentino. “Vai ser difícil [ao lojista] escalar sem estar conectado às grandes plataformas”.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                   LinkedIn                                                  ,                                                  Instagram                                                  e                                                  Facebook                                                  !

 

COMPARTILHAR
TAGS:e-commerce, marketplace, SA Varejo, SBVC
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

AssaíPesquisa

Assaí e Atacadão impulsionam crescimento em mesmas lojas entre os atacarejos

Adobe Stock - HortifrútiVarejo Alimentar em Contexto

Redes regionais crescem 7% em mesmas lojas no formato de supermercados

Sergio Alvim, CEO da SA+Relacionamento Varejo e Indústria

SA+ lança o movimento colaborativo "A Hora da Escolha" em meio a ambiente de pressão sobre resultados do varejo

Produtividade, estabilidade e bagagem profissional: profissionais acima de 50 anos ganham destaque no varejo alimentarGestão de Pessoas

Produtividade, estabilidade e bagagem profissional: profissionais acima de 50 anos ganham destaque no varejo alimentar

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados