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Páscoa Estratégia Chocolate Peixes Bacalhau

Páscoa deste ano precisa ser vista de maneira mais estratégica

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 18/02/2022

Neste ano, em especial, datas comemorativas precisam ser vistas de maneira mais estratégica. O motivo? Os desafios de 2022, que não são poucos. As dificuldades, entretanto, não isentam o varejo da necessidade de preservar vendas e margens. E o primeiro grande momento do ano é a Páscoa.

Páscoa: planejar, planejar, planejar...

Não tem outro jeito de pensar no período de Páscoa, que inclui a Semana Santa e o almoço de domingo. Mas planejar não é nada fácil: é preciso considerar tanto a pressão do cenário econômico quanto o grande número de produtos com potencial de crescimento no período.

Fotos: iStock

Ingredientes para os mais diversos pratos, peixes, bacalhau, azeite, azeitona, temperos, carnes especiais, vinhos, espumantes, cervejas tradicionais e especiais, ovos de Páscoa, caixas de bombom, tabletes, colomba pascal.

E esses são apenas alguns exemplos das oportunidades da data. O primeiro passo é sempre olhar o consumidor. Veja como ele se comportou no ano passado, avalie como está se comportando neste ano e as pressões que deverá sofrer até a data sazonal. As avaliações precisam considerar todos os aspectos.

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Analise também o que vem acontecendo nas principais categorias do período. O preço do bacalhau pode ser desafiador, mas há consumidores que não abrem mão dele, sobretudo em épocas de comemoração. Então, levante as oportunidades para manter o produto acessível aos consumidores (versões mais baratas, porções menores, parcelamentos etc.).

Para outros consumidores, os pescados podem ser uma alternativa interessante, assim como atum e sardinha em lata, que frequentam muitas mesas na Semana Santa. Na esteira dos peixes em geral vêm os azeites, cujas vendas crescem no período. A categoria, aliás, é uma das mais resilientes a esses tempos de crise em função do seu apelo à saúde.

Vinhos e espumantes, que já vinham crescendo, ganharam novos adeptos durante a pandemia. Tudo indica que estarão mais presentes nas comemorações de Páscoa – e outras datas – daqui para a frente. Uma das razões para isso é o grande número de opções, para todos os níveis de conhecimento sobre a bebida e todos os bolsos.

Entre os chocolates, os ovos são sempre esperados pelo público, especialmente pelas crianças. Mas tornam- se importantes no sortimento da data as caixas de bombons e até os tabletes. E os fabricantes estão, ano a ano, em busca de se adaptar aos novos hábitos.

Como você vê, há muito a considerar em seu planejamento. Para ajudar, nas páginas seguintes, listamos as principais apostas dos fornecedores. Avalie se fazem sentido para sua empresa!

Leia também:

Indústria de chocolates se adaptou às necessidades do consumidor no portfólio de Páscoa

Páscoa traz reforço nas vendas de alimentos com valor agregado

Bebidas geram oportunidades de avanço no tíquete médio nesta Páscoa

 

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TAGS:Páscoa, Estratégia, Chocolate, Peixes, Bacalhau
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