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20/02/2025
Páscoa 2023: Saiba qual a projeção de vendas e como varejistas pretendem encantar o cliente mesmo com a cesta mais cara
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 06/04/2023
Foto: Divulgação
No próximo domingo, dia 9, será comemorado a Páscoa. A data é considerada a terceira mais importante para o brasileiro e gera grande expectativa de vendas para o varejista. No entanto, as expectativas podem ser frustradas em razão do alto custo da cesta de produtos típicos do período. Para Leandro Rosadas, economista e especialista em gestão de supermercados, o aumento nas vendas esperado pelo varejista para o período é de 2,8%.
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Para este ano, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a expectativa é vender R$ 2,49 bilhões na Páscoa, o que representa um aumento de 2,8% em comparação com o mesmo período de 2022, já descontada a inflação.
Pesquisa da CNC mostra que entre os fatos que irão influenciar na decisão de compra do brasileiro nesta data estão na liderança itens como: preço (32,2%) e promoções (21,1%). Sendo que, 69% dos clientes têm preferência por chocolates tradicionais (industrializados), sejam eles em formato de ovo de Páscoa (26,8%) ou barras e caixas (43,0%).
“Em 2022 tivemos a Páscoa mais rentável em cinco anos. Neste ano, projetamos um resultado de 10% a 15% maior sobre o ano passado”, afirma Álvaro Garcia, vice-presidente de Marketing da Mondelez Brasil.
GoodBom Supermercados
No GoodBom Supermercados, a expectativa é de um crescimento de até 15% das vendas em relação ao ano passado. Como não poderia ser diferente, a procura pelos ovos de Páscoa se intensifica à medida que a data se aproxima. Por isso, as gôndolas estão abastecidas. “Os volumes de ovos de Páscoa são definidos pela indústria e, nesse ano, foi definido um crescimento no volume na faixa de 10%. Além disso, há uma procura bem significativa por barras de chocolate e bombons, que são uma alternativa aos ovos”, explica Ricardo Cobacho, gerente comercial do GoodBom.
No setor de peixaria, o bacalhau é protagonista, mas outras opções de peixes também ajudam a impulsionar a alta. “Na peixaria, estamos apostando em um crescimento de 15% sobre o volume vendido no ano passado. Com isso, aumentam também as vendas de produtos que auxiliam no preparo ou são acompanhamentos destes pratos, como azeite, azeitonas, batata e pimentão”, afirma Ricardo.
Outra aposta do GoodBom Supermercados para a Páscoa é a comercialização de produtos de fabricação própria. A Colomba de frutas e chocolate, por exemplo, registrou aumento na procura com semanas de antecedência.
Além das colombas, a rede também produz tortas com bases de coelhinho e bolos de sabores tradicionais com temas de Páscoa.
Preços
Do lado dos consumidores, a notícia é que a lista de produtos que compõem a cesta da Páscoa está 14,8% mais cara do que no ano passado, com o ovo registrando variações de mais de 300%.
O ovo de chocolate foi o item que mais encareceu entre os produtos que compõem a cesta de Páscoa. Levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) mostra que o tradicional presente trocado na data acumulou inflação de 18,61% em relação ao ano passado. O chocolate, aliás, puxou a fila da alta. O segundo produto que mais subiu foi o bombom, 12,54%, e em quarto lugar aparece o chocolate em barra, com aumento de 9,22%. Entre ambos, no terceiro posto da lista dos preços mais salgado outro item tradicional: o bacalhau, ingrediente muito utilizado no almoço da Sexta-Feira Santa, que subiu 10,05%.
“Com o reaquecimento da economia, os supermercadistas, vão receber os consumidores sem a necessidade de seguir as medidas estabelecidas durante a pandemia e os próprios consumidores estão preferindo ir às lojas físicas para fazer suas compras. O que se espera é que a venda de peixes e chocolates continue sendo o carro chefe nessa Páscoa. Para o varejo, é importante que essas expectativas sejam positivas e que os comerciantes tornem as vendas o mais atrativas possíveis para atrair os consumidores. Logo, adotar estratégias de divulgação e promoção dos produtos pode fazer a diferença na hora das vendas”, explica o especialista em gestão de supermercados e economista Leandro Rosadas.
Barras e bombons de chocolate
Os preços dos ovos de Páscoa este ano têm feito os brasileiros buscarem alternativas ao tradicional presente. Números do Buscapé, principal assistente de compras do País, apontam um aumento de 118% na pesquisa por chocolates entre 27 de março e 2 de abril. Na comparação com os ovos, os bombons e barras mais procurados são quase R$ 20 mais baratos, em média.
Covabra aposta no parcelamento das compras no cartão de crédito
Nos últimos anos, o hábito do consumidor brasileiro mudou e o uso do cartão de crédito como meio de pagamento se intensificou, principalmente em compras parceladas. A conclusão é da pesquisa Hábitos de Consumo no Brasil, feita pela empresa de tecnologia de pagamento Elo. Conforme essa pesquisa, mesmo com as novas formas de pagamento, os gastos com cartões de crédito cresceram 31% em 2022, se comparado com o ano anterior. A maioria são compras parceladas, que cresceram 32%. Já um levantamento do SPC Brasil mostra que mais de 62 milhões de brasileiros possuem compras parceladas e, desse total, 71% preferem parcelar no cartão de crédito.
Atento a essa preferência do consumidor brasileiro, o Covabra Supermercados está oferecendo pagamento em até seis parcelas nas compras acima de R$ 180 em bacalhau e ovos de Páscoa. “Sabemos que é um período em que os consumidores têm um gasto maior e, por isso, optamos por essa facilidade. Queremos que todos possam ter uma refeição em família com os itens tradicionais, sem comprometer o orçamento”, afirma Mariana Constantini, gerente de trade marketing do Covabra Supermercados. A Páscoa, uma das datas mais relevantes do ano para o comércio, já se aproxima, e a projeção é movimentar R$ 318,5 milhões em toda a Região Metropolitana de Campinas neste ano, um aumento de 6% em relação a 2022, segundo a Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic).
Nas gôndolas do Covabra Supermercados, os produtos de Páscoa já ganham destaque. Somente os peixes salgados, como bacalhau e similares, representam cerca de 40% das vendas desse setor no período de quaresma. O filé de tilápia fresca também está entre os preferidos desse período. “As vendas de peixes chegam a dobrar no mês da Páscoa, principalmente nas duas semanas que antecedem o feriado”, explica João Rodrigues, gerente de compras do Covabra Supermercados. “O Covabra Supermercados sempre investe em novidades e com diversidade de preço. Esse ano, estamos com diversos cortes de peixes, incluindo o bacalhau, frutos do mar e pratos pré-cozidos típicos da época para facilitar e levar bem-estar ao almoço das famílias”, complementa Mariana.
Para atender a todos os consumidores, a rede também investiu em bombons e tabletes de chocolate, inclusive de marcas importadas. Nesse período pré-Páscoa, estão disponíveis mais de 100 tipos de ovos de chocolate, com opções para todos os bolsos. As vendas nas duas semanas que antecedem a Páscoa praticamente dobram no setor de chocolates do Covabra Supermercados, já que é um produto sensível à temperatura e o brasileiro tem o costume de comprar na última hora. “Para garantir o ovo desejado, é importante que o consumidor busque o seu favorito o quanto antes, principalmente os infantis, que possuem uma demanda maior”, acrescenta Claudecir Aparecido Franzini, gerente de mercearia doce do Covabra Supermercados.
A empresa lançou mais dois mascotes de Páscoa, que proporcionam encanto e diversão. Com isso, a rede conta, agora, com quatro mascotes: Paco, Lory, Kim e Nanico, que estarão nas unidades até o sábado de Páscoa, 8 de abril. E é possível também levar a diversão para casa. No hot site Favoritos da Páscoa, os consumidores encontram desenhos para imprimir e colorir com os quatro guardiões da Páscoa. Também no site, é possível fazer as compras de Páscoa por meio do e-commerce do Covabra, com entregas feitas no mesmo dia para compras realizadas até às 13h. O cliente também pode optar por retirar na loja, utilizando uma vaga exclusiva para retiradas.
Lacta promove caça a descontos para ovos de Páscoa em lojas do Carrefour
Foto: Divulgação
A Lacta espalhou descontos para uma caça aos ovos ainda mais animada nesta Páscoa. Quem entrar em uma das 15 lojas do Carrefour no estado de SP selecionadas para a ação vai encontrar totens e telas digitais com QR Codes que podem conter cupons de até 50% para a compra de ovos de chocolate da marca.
Ao ser contemplado, o consumidor deverá usar o cupom para comprar no site ou aplicativo Carrefour e retirar o ovo Lacta na hora, na mesma loja, através da operação “clique e retire”.
“A ativação omnichannel é uma experiência a mais para quem está buscando os ovos de Páscoa nessa última semana. Cada vez mais buscamos entregar uma proposta de valor que traga mais diferencial para o consumidor e, desta vez, além de combinarmos uma jornada de compra online e offline, entregamos uma oferta de preço dentro de uma das brincadeiras mais tradicionais de Páscoa, que é a caça aos ovos”, afirma Lívia Seabra, diretora de E-Commerce da Mondelez Brasil.
A ação vai até o domingo de Páscoa, 09 de abril nas lojas Carrefour Osasco, Carrefour Pamplona, Carrefour Interlagos, Carrefour Pinheiros, Carrefour Imigrantes, Carrefour Giovani Gronchi, Carrefour Anália Franco, Carrefour São José dos Campos, Carrefour Tamboré, Carrefour Santo André, Carrefour Guarujá, Carrefour Butantã, Carrefour São Bernardo do Campo, Carrefour Aricanduva e Carrefour Limão.
Omnicanalidade pode ajudar nas vendas
Mesmo com a disparada no preço dos produtos, que aumentaram 12% este ano, as marcas de chocolate esperam vender 10% a mais na Páscoa de 2023. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), quase 8 mil postos de trabalho temporários foram criados em fábricas de chocolate desde as últimas semanas de janeiro para atender a demanda. Este ano a indústria se superou nos lançamentos, com opções para pessoas com restrições alimentares, para veganos e para quem só consome produtos orgânicos, por exemplo. São mais de 163 lançamentos e 440 itens disponíveis para a data, o maior número de novos produtos desde 2015 - que havia se destacado por ter sido o ano com mais lançamentos de chocolates na história do mercado brasileiro.
Por outro lado, um estudo recente pontuou que, devido tanto à alta dos preços quanto às mudanças no comportamento dos consumidores, apenas 2% dos brasileiros estão dispostos a gastar mais de R$ 100 em chocolate nesta temporada. Nem sempre é possível saber qual será o hit do ano. Os clássicos certamente saem mais rápido, mas dimensionar a compra e controlar o estoque em condições adversas é um dilema comum para os varejistas na Páscoa. Se preocupar com ovos quebrados ou derretidos e avarias nas embalagens é tão estressante quanto ter de se preocupar com o sucesso de vendas.
Este é um bom momento para repensar a estratégia e ir para a omnicanalidade, principalmente se você for dono de um negócio pequeno ou de médio porte e tiver produtos mais caros para vender, oferecendo-os em múltiplos canais offline e online. Pode iniciar como um teste, dando descontos para quem comprar pelas redes sociais ou pelo site, por exemplo, ou oferecendo cupons e brindes nas vendas online que o cliente pode aproveitar ao visitar a loja física, gerando novas vendas por impulso. Outro ponto importante para incentivar mais compras por impulso é oferecer mais opções de meios de pagamento e parcelamento, aliada a um bom argumento vendedor, para que o consumidor perceba o real valor agregado do produto.
Pensando em quanto a diversidade de meios de pagamento é capaz de incentivar um cliente a comprar, o varejo especializado pode se beneficiar de sistemas de gestão de pagamentos com soluções integradas, que ofereçam segurança para transações, fácil utilização e gerenciamento, rápida implementação e visibilidade ominicanal. Este ano pode ser o ano de fazer algo diferente para garantir o equilíbrio entre as encomendas a fornecedores e suas vendas.
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