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21/02/2025
Pandemia contribuiu para o crescimento na venda de produtos de higiene na América Latina
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 11/08/2021
Foto: istock
A preocupação com a higiene pessoal durante a pandemia foi positiva para o setor. Segundo levantando da Kantar, em 2020 a categoria de Cuidados Pessoais cresceu 13% na América Latina. No Brasil, a pesquisa Costumer Insights, também da Kantar, aponta que cremes e loções foi a categoria que mais se beneficiou no período.
Nos últimos 12 meses terminados em março de 2021, o crescimento em penetração foi de 5,8 pontos percentuais nas classes A e B (+893 mil novos lares compradores); 4,5 p.p. na classe C (+1.2 milhçao de novos lares) e 4,1 p.p. nas classes D e E (+606 mil novos lares) em relação ao mesmo período do ano anterior.
A adesão do home-office levou a área de Beleza a apresentar queda de 25% entre os latino-americanos. No Brasil, maquiagem (-38%), depilação (-24%) e perfumes (-15%) foram os que mais sofreram retração nas ocasiões de uso.
O setor, no entanto, tem mostrado sinais de recuperação. É um reflexo tanto das mulheres que continuaram trabalhando fora quanto das flexibilizações nas restrições de deslocamento. No mercado nacional, esse público provocou aumento nas vendas de produtos para limpeza das mãos e do rosto (26%) e hidratação da pele (9%).
O estudo mostra ainda que também houve mudança nos locais de consumo. Canais que atendem a necessidade de proximidade e sortimento tanto para produtos básicos quanto para indulgência de cuidados pessoais ganharam espaço. As farmácias ganharam relevância na hora de adquirir produtos de Cuidados Pessoais e de Beleza. Este tipo de estabelecimento já vinha sendo cotado para compras das categorias, mas o novo coronavírus acelerou o hábito. Em 2020, o crescimento foi de 2% no volume de vendas das duas categorias na América Latina.
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