22/08/2025
Pesquisa destaca importância do canal digital para as vendas de HiBe
POR Barbara Fernandes
EM 21/08/2025

Foto: Adobe Stock
Se na categoria de alimentos a ascensão do e-commerce já é alta, nos itens de higiene e beleza a preferência pelo canal digital parece se fortalecer ainda mais. Por isso, é essencial que o varejo alimentar esteja atento às tendências e preferências do shopper para se manter relevante no cenário competitivo.
Dados globais da NielsenIQ mostram que no último ano, 41% de todas as vendas de HiBe ocorreram por plataformas de e-commerce, e os principais motivadores foram a busca por descontos e variedade de produtos.
Com o avanço da estratégia omnichannel, a venda de itens dessas categorias online deve acelerar ainda mais. A mudança demonstra a importância de uma presença online robusta e de estratégias de e-commerce efetivas e específicas.
Outra tendência nesse sentido observada pela pesquisa é o social selling, que envolve a venda por meio de plataformas como a Temu e TikTok Shop. Essa prática está alterando a forma com a qual os consumidores descobrem e compram produtos nas redes sociais. Seja com influenciadores, conteúdo viral ou anúncios interativos, esse modelo de compra tem reduzido o caminho da descoberta até a aquisição com apenas alguns cliques.
Segundo a NielsenIQ, a prática ganha popularidade principalmente entre pessoas jovens, que valorizam a conveniência e a gratificação instantânea. E os números comprovam essa tendência: 2,6% de todas as transações de comércio eletrônico de beleza nos Estados Unidos já são feitas pelo TikTok Shop.
Os dados levantados pela pesquisa são um alerta para o varejo alimentar entender como pode se posicionar no ambiente online. Acompanhar o movimento é mais do que uma oportunidade, é uma necessidade estratégica para conquistar consumidores cada vez mais digitais e garantir relevância em um mercado em rápida transformação.
Notícias relacionadas

Mart Minas realiza Festival Mundo Pet com ofertas especiais e evento de adoção

Comercial Zaffari arrecada R$ 456 mil com Troco Solidário e reforça apoio social no RS

Nordeste lidera consumo de biscoitos e setor cresce em valor, aponta levantamento

Datas sazonais são decisivas para vendas de alimentos e bebidas no e-commerce
Barbara Fernandes
Repórter