Pagamentos efetuados por meio da biometria facial irão representar 1,5 bilhão de transações até 2025
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 06/02/2024
Foto: Adobe Stock
Até 2025, a projeção é que os pagamentos efetuados por meio da biometria facial atinjam 1,5 bilhão de transações. Observando essa perspectiva de crescimento, a RPE (Retail Payment Ecosystem), empresa nacional que oferece um ecossistema de pagamento e orienta varejistas a potencializar seus negócios, acaba de fechar uma parceria com o Payface , empresa de pagamentos via reconhecimento facial. Atualmente, alguns dos clientes da RPE são o Grupo Pereira, Muffato, Pague Menos e Tenda Atacado.
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O objetivo do acordo é alavancar o uso da biometria nos processos de aquisição, identificação e compra com cartões de redes varejistas (private label), para tornar as transações dos consumidores nos pontos de venda físicos cada vez mais digitais e frictionless.
De acordo com Vitor Solano, diretor de parcerias da RPE, os desafios encontrados por varejistas nos processos de captura de pagamento com cartões private label estão relacionados à alta fricção, esquecimento e recuperação de senha, além de fraudes e contestações de compras realizadas por terceiros.
“Contar com a Payface como nossa parceira em pagamento por reconhecimento facial agrega ao ecossistema da RPE uma solução que assegura integração nativa entre meio de pagamento e crédito, além da experiência mais fluida desde a ativação de novos portadores e da segurança viabilizada pela precisão da identificação”, comenta Vitor Solano, diretor de Parcerias da RPE
Solona ainda acrescenta que não há identificação mais confiável que as características faciais do rosto de cada pessoa, capturadas por câmera para assegurar uma validação rápida e protegida – seja no caixa ou no terminal de autoatendimento, com transações protegidas pela LGPD e em conformidade com certificações internacionais.
“Com o pagamento por reconhecimento facial integrado ao ecossistema de soluções financeiras da RPE, proporcionamos ao varejo oportunidades de identificar o público que frequenta suas lojas, e conhecer seus hábitos de consumo de forma 100% assertiva (e sem fricção). Isso permitirá às empresas uma gestão de seus CRMs mais estratégica e inteligente, conectando seus negócios ao futuro do setor”, finaliza Solano.
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