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17/07/2025
Pagamento por reconhecimento facial já é realidade no Brasil
POR SA+ Branded Content
Conteúdo Patrocinado por Senff
EM 18/08/2021
Foto: iStock
Parceira do varejo nacional em cartão de loja e serviços financeiros, a Senff tem a inovação em seu DNA. Nasceu como varejista, tendo sido pioneira na implementação do autosserviço no país. Como administradora de meios de pagamento, lançou o primeiro cartão protegido com senha. Desde 2020 atua também como banco comercial e não para de inovar.
A novidade agora é o pagamento por reconhecimento facial, uma alternativa moderna e, acima de tudo, bastante funcional pois evita filas ao agilizar o atendimento nos checkouts. Ela permite que os clientes paguem as compras sem precisar da carteira e nem do celular. Mercados internacionais têm aderido rapidamente ao sistema. Bom exemplo é a China, onde a tecnologia já é utilizada em larga escala no setor varejista.
5 benefícios do reconhecimento facial para os supermercados
1. Produtividade
As transações na frente de caixa se tornam até 9 vezes mais rápidas, o que garante melhor performance por checkout e por funcionário.
2. Experiência de compra
No autosserviço alimentar, o momento de passar as compras no checkout é um dos poucos – às vezes o único – em que há atendimento direto. Fazer o cliente esperar pode colocar em risco toda a experiência de compra durante aquela visita à loja. A tecnologia de reconhecimento facial agiliza a finalização da compra, evitando a frustração com longas filas.
3. Marketing espontâneo
No Brasil, novidades tecnológicas costumam encantar o público. A tendência é que, nos primeiros meses após a implantação do reconhecimento facial, os próprios clientes façam a divulgação espontânea do recurso – e consequentemente da loja – em redes sociais e aplicativos de mensagem. Os ganhos para a imagem do supermercado são duradouros.
4. Segurança
O reconhecimento facial minimiza ocorrências de fraudes nos pagamentos. Para o shopper, há garantia de proteção dos dados, pois a imagem – utilizada somente com a finalidade de liberar a compra – só é captada após ele liberar o dispositivo com aproximação da mão.
5. Novas ocasiões de consumo
As lojas que aceitam o "pagamento com o rosto" estão aptas a fazer vendas, inclusive, a quem saiu de casa sem carteira para correr, caminhar ou dar um mergulho no mar, apenas para citar alguns exemplos de situações cotidianas.
Foto: Divulgação
Como funciona o sistema
São 4 passos bem simples:
- Estabelecimentos comerciais recebem equipamentos idênticos ao da imagem acima para serem instalados na frente de caixa
- No momento de pagar as compras, o cliente aproxima a mão (sem tocar) destravando o dispositivo
- Na sequência, posiciona o rosto à frente da tela para o reconhecimento, feito rapidamente
- Depois de passar todas as compras, confere o valor e passa a mão novamente à frente do dispositivo confirmando a operação.
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