SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Senff Reconhecimento Facial Inovação Pagamento Experiência de Compra Banco Senff

Pagamento por reconhecimento facial já é realidade no Brasil

POR SA+ Branded Content

Conteúdo Patrocinado por Senff

EM 18/08/2021

Foto: iStock

Parceira do varejo nacional em cartão de loja e serviços financeiros, a Senff tem a inovação em seu DNA. Nasceu como varejista, tendo sido pioneira na implementação do autosserviço no país. Como administradora de meios de pagamento, lançou o primeiro cartão protegido com senha. Desde 2020 atua também como banco comercial e não para de inovar.

A novidade agora é o pagamento por reconhecimento facial, uma alternativa moderna e, acima de tudo, bastante funcional pois evita filas ao agilizar o atendimento nos checkouts. Ela permite que os clientes paguem as compras sem precisar da carteira e nem do celular. Mercados internacionais têm aderido rapidamente ao sistema. Bom exemplo é a China, onde a tecnologia já é utilizada em larga escala no setor varejista.

5 benefícios do reconhecimento facial para os supermercados

1. Produtividade

As transações na frente de caixa se tornam até 9 vezes mais rápidas, o que garante melhor performance por checkout e por funcionário.

2. Experiência de compra

No autosserviço alimentar, o momento de passar as compras no checkout é um dos poucos – às vezes o único – em que há atendimento direto. Fazer o cliente esperar pode colocar em risco toda a experiência de compra durante aquela visita à loja. A tecnologia de reconhecimento facial agiliza a finalização da compra, evitando a frustração com longas filas. 

3.  Marketing espontâneo

No Brasil, novidades tecnológicas costumam encantar o público. A tendência é que, nos primeiros meses após a implantação do reconhecimento facial, os próprios clientes façam a divulgação espontânea do recurso – e consequentemente da loja – em redes sociais e aplicativos de mensagem. Os ganhos para a imagem do supermercado são duradouros.

4. Segurança

O reconhecimento facial minimiza ocorrências de fraudes nos pagamentos. Para o shopper, há garantia de proteção dos dados, pois a imagem – utilizada somente com a finalidade de liberar a compra – só é captada após ele liberar o dispositivo com aproximação da mão.

5. Novas ocasiões de consumo

As lojas que aceitam o "pagamento com o rosto" estão aptas a fazer vendas, inclusive, a quem saiu de casa sem carteira para correr, caminhar ou dar um mergulho no mar, apenas para citar alguns exemplos de situações cotidianas.

Foto: Divulgação

Como funciona o sistema

São 4 passos bem simples:

- Estabelecimentos comerciais recebem equipamentos idênticos ao da imagem acima para serem instalados na frente de caixa

- No momento de pagar as compras, o cliente aproxima a mão (sem tocar) destravando o dispositivo

- Na sequência, posiciona o rosto à frente da tela para o reconhecimento, feito rapidamente

- Depois de passar todas as compras, confere o valor e passa a mão novamente à frente do dispositivo confirmando a operação. 

Quer saber mais? Clique aqui e fale com a Senff!

COMPARTILHAR
TAGS:Senff, Reconhecimento Facial, Inovação, Pagamento, Experiência de Compra, Banco Senff
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe StockExperiência do Shopper

A era da cocriação: mais do que nunca, o cliente é o protagonista das estratégias de trade

Consumidor em frente gôndola de refrigerados em supermercadoExperiência do Cliente

Pesquisa aponta: estamos na era de como você vende e não de o que você vende

Grupo CarrefourSegurança no Varejo

Carrefour reduz incidentes em 30% com câmeras corporais

Fabiola Paolo head ItabusMarketing de Comércio

Fabíola Palo é nova head nacional de trade marketing da Itabus

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados