SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nova empresa de retail media já está em 14 redes varejistas com 700 telas e foco no uso estratégico de dados

15/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

WhatsApp Pagamentos Atendimento Hi Platform

Pagamento pelo WhatsApp cria nova forma de consumir

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 17/06/2020

Mark Zuckerberg, fundador e CEO do Facebook, anunciou nesta semana que o aplicativo de mensagens WhatsApp – empresa adquirida pela gigante em 2014 – irá liberar a possibilidade de lançar pagamentos pelo Facebook Pay. A novidade estará disponível inicialmente para alguns usuários.

[noticiasRelacionadas]

No Brasil, são mais de 130 milhões de pessoas que utilizam o aplicativo, portanto a nova funcionalidade é uma significativa oportunidade para as empresas. Muitos varejistas já sonham em transformar o canal não apenas na principal carteira digital (e-wallet) de consumidores, como também torná-la uma interface para se conectar com eles com a mesma facilidade com que são realizadas as trocas instantâneas de mensagens por esse canal.

A pandemia do novo coronavírus atestou o poder do WhatsApp no varejo. Empresas como ViaVarejo, Magazine Luiza, Reserva e Riachuelo tiveram que se reinventar durante esse período e passaram a utilizar a ferramenta como meio para os vendedores alcançarem seus consumidores diante do fechamento dos estabelecimentos físicos.

O comércio imagina agora como prover uma experiência única e viabilizar as vendas no canal. Muitas das inspirações podem partir da China, onde vimos o Wechat promover uma mudança na forma de consumir daquele país. 

De acordo com análise de especialistas da Hi Platform , plataforma de relacionamento com o consumidor que, entre outras tecnologias para o mercado de atendimento, vem desenvolvendo para empresas brasileiras formas de atender pelo WhatsApp, ainda é muito cedo para saber o que teremos disponível, pois os bancos legíveis – Nubank, Banco do Brasil, Sicredi, assim como a Cielo, processador de pagamento – precisam liberar suas APIs (Interface de Programação de Aplicações) para o mercado e, assim, oferecer os recursos para as empresas disponibilizarem a experiência. Os desafios técnicos para o WhatsApp são grandes para torná-lo um “super app”. Poucos aplicativos – caso do chinês Wechat – conseguiram concentrar em uma única plataforma todos os serviços essenciais do dia a dia.

A Hi Platform destaca que as duas vias (consumidor e empresa) precisarão ter conta nos bancos citados. O Facebook não divulgou quando outras instituições financeiras passarão também oferecer esse serviço. Ainda levará algum tempo para a atualização chegar a todos usuários.

O recurso será gratuito para pessoas físicas e uma taxa será paga pelas empresas via Merchant Discount Rate, de 3,99%, por transação pelo aplicativo, tanto no crédito como no débito. Além de limitar a moeda - nesse primeiro momento somente em real - não será possível ultrapassar R$ 1 mil por transação, R$ 5 mil por mês de venda pelo canal e 20 transações por dia.

Fica evidente a cautela do Facebook para lançar este novo recurso e a concorrência que enfrentará com outras carteiras virtuais já popularizadas no Brasil, como PicPay, Ame e Mercado Pago. Mas, afinal, o que podemos sonhar para o futuro com essa mudança no varejo? Quais são os recursos que estarão disponíveis? Quais cuidados teremos que ter? Abaixo alguns exemplos listados pela Hi Platform do que podemos imaginar:

  • De início, podemos pensar em consumidores acessando uma loja online via WhatsApp. Eles poderem usar o próprio aplicativo como um sistema de cobrança para efetuar o check-out por meio de um "pagamento com um clique". Os consumidores estarão logados automaticamente, sem a necessidade de inserir manualmente e-mail ou senha, permitindo assim coletar dados como número de telefone e endereço. Isso viabiliza uma experiência para o consumidor significativa, bem como um aumento relevante na taxa de conversão de vendas, possibilitando também para alguns setores fazer a recompra dos produtos
  • Do ponto de vista do consumidor, os motivos para o sucesso serão: navegação fácil e conhecida, simplicidade nos modelos, modo intuitivo de usar, recursos avançados para comércio eletrônico, além de integração profunda com os principais recursos do Facebook;
  • Sabemos que as interações humanas são importantes, mas o bot passa a ser um grande aliado com este avanço, permitindo automatizar as interações até o fechamento do pedido. O bot não servirá apenas para esclarecer dúvidas de produto ou sobre o pedido, mas será um grande aliado para direcionar o usuário em toda jornada de venda;
  • Integração do WhatsApp com o Instagram (que passou a ser uma empresa do Facebook até mesmo antes do WhatsApp, em 2012) a partir do direcionamento do link da campanha de um influenciador para uma página de produto, proporcionando uma experiência única sem sair do aplicativo;
  • O avanço do Facebook Pay no Brasil passa ser um propulsor para as empresas explorarem o serviço de marketplace do próprio Facebook, que permite a compra e a venda de produto por este canal - lançado há algum tempo, mas que não ganhou a notoriedade que merece.
  • Chance de popularizar ainda mais o QR Code no Brasil, permitindo que as pessoas utilizem dessa interface para fomentar ainda mais as compras nos estabelecimentos físicos sem a necessidade de dinheiro ou cartão de crédito, apenas por meio dos dispositivos móveis como smartphone e smartwatch. Além deste meio ser uma alternativa a mais para aquecer o Omnichannel no país, permite que as empresas ofereçam uma maneira integrada e intuitiva não só por todos os aplicativos do Facebook, como para todos os canais da marca, possibilitando promover um atendimento único no online, como no offline, para seus consumidores;
  • Enviar cupom de desconto por Whatsapp também será um outro grande avanço e integrado. Os usuários serão mantidos atualizados sobre as promoções vigentes e mantidos engajados com a marca e entre grupos de bate papos;
  • A segurança é algo imprescindível e o Facebook já se preocupou com a questão, principalmente após inúmeros escândalos de vazamento de dados enfrentado nos últimos anos. As transferências e pagamentos terão camadas de segurança, como o PIN do Facebook Pay (Número de Identificação Pessoal) exclusivo para cada pessoa, em que cada indivíduo terá um identificador único e o dado não poderá ser compartilhado com outros usuários. Além disso, será oferecida a possibilidade da biometria em dispositivos compatíveis para garantir a segurança. Importante conscientizar que o WhatsApp não mandará nenhuma notificação ou link para os usuários aderirem a nova funcionalidade, por isso muito cuidado quando receber mensagens por e-mails e por outros canais.

É fato que a possibilidade de efetuar transações pelo WhatsApp será um grande passo para revolucionar os meios de pagamento e mudar o comportamento de consumo do brasileiro. Sem dúvida será uma mudança gradativa, mas algo que as empresas precisam acompanhar constantemente.

 

COMPARTILHAR
TAGS:WhatsApp, Pagamentos, Atendimento, Hi Platform
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Entenda como o WhatsApp pode potencializar suas vendas na Black FridayE-commerce

Confira 5 dicas para incrementar as vendas pelo WhatsApp

Entenda como o WhatsApp pode potencializar suas vendas na Black FridayE-commerce

Entenda como o WhatsApp pode potencializar suas vendas na Black Friday

Equilibrar a tecnologia com o toque humano é essencial no varejo alimentarAtendimento Personalizado

Equilibrar a tecnologia com o toque humano é essencial no varejo alimentar

Adobe StockE-commerce

Entenda como o WhatsApp tem se consolidado como um canal de vendas para o varejo alimentar

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados