11/09/2025
Taxa de conversão do e-commerce de supermercados é até 7 vezes maior no WhatsApp
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 10/09/2025

Foto: Adobe Stock
O WhatsApp se consolidou como ferramenta de vendas para o varejo supermercadista no Brasil. Para se ter uma ideia, campanhas feitas pelo aplicativo alcançam taxa de conversão de até 27%, 7 vezes superior à do e-commerce tradicional.
Os dados são do Chat Commerce Report 2025, produzido pela OmniChat. A pesquisa indica também que 92% das compras feitas pelo aplicativo no ano passado foram entregues em domicílio. Outro destaque é o atendimento híbrido, que combina inteligência artificial e suporte humano: agentes autônomos já respondem por 80% das interações mais simples.
Para Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ (Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro), o uso da ferramenta reflete mudanças no hábito do consumidor que precisam ser consideradas nas estratégias do setor. “Se o WhatsApp se mostra uma plataforma tão utilizada pelos brasileiros, é nela que devemos nos aproximar do cliente de forma estratégica oferecendo praticidade, personalização e agilidade. Nada melhor do que torná-lo um eficiente canal de vendas e fidelização”, afirma.
Maurício Trezub, CEO da OmniChat, reforça o ponto: “o WhatsApp há muito tempo deixou de ser somente um canal de mensagens para se tornar uma plataforma de vendas completa, com automação inteligente e operação contínua”.
Alguns supermercados têm investido em soluções próprias. O Prezunic, por exemplo, permite que clientes enviem a lista de compras por texto ou áudio e recebam o pedido em casa.
Notícias relacionadas

Dalben eleva a experiência de compra com espaços pensados para cada fase da vida

Kellanova investe em IA para atender pequenos varejistas pelo Whatsapp

#TradeConnection: Adoção da IA no trade marketing exige aculturamento e foco no shopper, dizem especialistas
