15/04/2025
Pagamento instantâneo: especialistas analisam como será a adesão no Brasil
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 14/06/2019
O sistema baseado em QR Code para efetuar pagamentos, sem necessidade de utilização de maquininhas ou de cartão físico, é uma tendência global. No varejo chinês, por exemplo, são raras as transações feitas de outra forma. Mas e no Brasil, a moda vai pegar?
Especialistas do setor de pagamentos acreditam que esse sistema instantâneo, chamado de P2P, ganhará relevância no País, mas não na mesma proporção do que em outros mercados.
[noticiasRelacionadas]
João Pedro Paro Neto, presidente da Mastercard para Brasil e Cone Sul, considera difícil chegar nos mesmos patamares do mercado chinês, cujas características são outras. Mas ressalta que o P2P também será importante aqui. Para Fernando Teles, presidente da Visa, o pagamento instantâneo não irá acabar com as maquininhas, afinal já há um enorme parque instalado no Brasil.
Ambos os executivos participaram de um evento de tecnologia e concordaram na análise de que o pagamento instantâneo virou febre no mercado chinês porque não havia grande difusão por lá dos cartões de crédito e débito.
Teles, da Visa, ponderou, inclusive, que o sistema baseado em QR Code, que está em desenvolvimento pelo Banco Central , proporciona ao consumidor "uma experiência infinitamente inferior" a dos cartões. As bandeiras têm feito tentativas no sentido de promover o pagamento por aproximação, com o uso de cartão ou celular, mas sem necessidade de abrir um aplicativo.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram
e Facebook !
Notícias relacionadas

Pagamento via reconhecimento facial chega ao Espírito Santo com o Grupo Coutinho

Pagamentos efetuados por meio da biometria facial irão representar 1,5 bilhão de transações até 2025

ToGo Market é o primeiro minimercado autônomo no Brasil com pagamento por reconhecimento facial
