Onze dicas para lidar com a frustração no trabalho
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 28/08/2018
Existem diversas definições para frustração. Para a filosofia, por exemplo, significa um esforço considerado em vão. Na psicologia, é uma sensação de ter se enganado ao pensar que poderia conseguir algo que não foi atingido. No mundo corporativo, muitas vezes expor um sentimento de frustração é interpretado erroneamente como uma atitude de fraqueza e imaturidade.
No entanto, Luciano Salamacha, professor de MBA da FGV e especialista em neurociência, explica que, apesar de ser um sentimento decorrente de situações de fracasso, a frustração é importante para a constituição psicológica dos indivíduos, tendo papel fundamental desde o desenvolvimento infantil. O importante é saber lidar com ela, afinal, como diz o professor, a vida é feita de imperfeições e, por isso, tão desafiadora.
Para o professor Salamacha, as pessoas estão perdendo muito tempo nas empresas se lamentando. E a recomendação do especialista é clara: “Pare de chorar por aquilo que não conseguiu e estimule mais dopamina em sua mente com objetivos novos. Vire a página.”. Ele explica utilizando uma metáfora: imagine que a frustração é uma espécie de incêndio e que você tem dois baldes ao seu lado para tentar apagá-lo. “Algumas pessoas erram o balde e em vez de pegar aquele que contem água para apagar esse fogo, pegam o que está com gasolina, aumentando o problema e se tornando refém de si mesmo", explica. Segundo o professor, o balde de água fria na frustração é jogar outro objetivo na frente que gere esperança para a busca do que se pretende.
Para a maioria das pessoas, porém, lidar com a frustação no trabalho e na carreira está longe de ser tarefa fácil. Por isso Luciano Salamacha preparou 11 dicas que irão ajudá-lo a superar essa sensação:
1. Quebre a rotina
A tendência é de perdermos a paixão quando fazemos algo repetidamente. Para se sentir bem, inove o tempo todo, ainda que em pequenos aspectos.
2. Não se agarre a coisas ruins
Afinal, fazer isso significa gastar energia que poderia ser usada para coisas boas, como novos objetivos.
3. Pare de querer tudo certo o tempo todo
A vida real não é assim. Para todas as pessoas há situações ruins e boas, erros e acertos.
4. Aprenda a lidar com os erros
A frustração é produto do seu julgamento, é um processo interno e não externo. Quanto mais agressivo você for consigo mesmo, maior será a decepção. Portanto, seja mais suave.
5. Eleja estimulantes naturais para o seu cérebro
Pode ser assistir a um filme, escutar músicas, caminhar, ler um livro inspirador ou ensaios sobre histórias pessoais de superação.
6. Troque uma frase
Em vez de dizer ou pensar "que pena que não deu", opte por "no futuro, dará”.
7. Ocupe o espaço da frustração
Substitu-a por sentimentos melhores, a exemplo da solidariedade
8. Se estiver deprimindo, não seja super-herói: grite por socorro
Frustração e depressão são coisas diferentes. A primeiro é temporária e de natureza psicológica, enquanto a depressão é uma doença que precisa ser tratada.
9. Crie novos hábitos
O ser humano é feito de hábitos e, às vezes, temos o mau costume de cultivar a frustração. Se frustrar e se regenerar rapidamente é uma questão de exercício. Aprenda a desenvolver essa habilidade.
10. Fique com pessoas que te impulsionam
Elas certamente são companhias melhores do que aquelas que te deixem para baixo .
11. Coloque um gatilho mental de agradecimento
Agradeça mesmo que algo tenha dado errado. Porque errar é aprender e temos que ser gratos quando tiramos aprendizagem de qualquer situação.